Quem Somos

Ícone azul com bordas arredondadas, contendo duas mãos brancas em posição de sinalização. Uma mão está aberta com os dedos estendidos, enquanto a outra faz um gesto sobre a palma da primeira. Linhas curvas ao redor das mãos indicam movimento. A imagem simboliza o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), voltado à acessibilidade para pessoas surdas.Logotipo em preto e branco com as letras "AD" em negrito. Ao lado direito das letras, há três ondas curvas, simbolizando som. Abaixo, está escrito "Audiodescrição", também em negrito, com ondas menores nos dois lados da palavra. A imagem representa o recurso de audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

 

 

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA)\ Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas, desenvolve deste 2009 ações de pesquisa, ensino e extensão, realização de eventos, publicações, cursos e disciplinas na graduação e pós-graduação, que tratam das temáticas da inclusão, processos de aprendizagem de pessoas com deficiência, atendimento educacional especializado, formação de professores, Transtorno do Espectro Autista, Intervenção Precoce, Metodologias e Recursos Adaptados, entre outros temas relacionados.

Em 2012, após aprovação do edital 2011\SECADI\MEC, desenvolveu o Curso “Gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”, inicialmente como extensão e, a partir de 2014, como aperfeiçoamento., sendo realizadas três edições, a saber 2012\2013, 2013\2014 e 2014\2015.

Em 2017, retomadas as ofertas de formação via SECADI, oportunizamos o curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual e em 2018, o curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado – Deficiência visual, agora propostos para 2020 como reedição, com acréscimo do curso de Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional Especializado- Transtorno do Espectro Autista, do curso de Extensão em Serviço de Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia e o Curso de Especialização em Serviço de Atendimento Educacional Especializado.

As equipes de gestores, formadores, tutores e colaboradores, que formam a rede de formação destas ofertas, são compostos por profissionais da área e de áreas afins, mestrandos e doutorandos, com experiência e conhecimento no campo da Educação Especial.

A oferta destas formações busca, prioritariamente, oportunizar aos professores da rede pública, gestores e demais atores dos sistemas de educação, conhecimentos, reflexões e aprofundamentos que qualifiquem o processo de inclusão e de aprendizagem de pessoas com deficiência, sejam em serviços, apoios e atendimentos, quando nas salas de aula comuns das escolas.