Curso de Extensão em Gestão da Educação Especial na
Perspectiva Inclusiva – modalidade semi-presencial
Apresentação
O curso Extensão em Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva semi-presencial reitera o compromisso da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, com a rede pública de Educação Básica através da oferta de processos formativos aos professores e professoras. Especialmente, o curso aqui apresentado, faz-se de maneira diferenciada em modalidade semi-presencial, construída na interação entre pesquisadores, formadores, tutores, gestores, professores e professoras de municípios da região Sul do Rio Grande do Sul. A estrutura curricular prevê disciplinas à distância e encontros presenciais, nos quais professoras e professores terão a oportunidade de vivenciar a orientação para o trabalho final do curso, que prevê a implementação de práticas educacionais inclusivas nas escolas parceiras nas quais atuam os e as cursistas.
O curso tem como objetivo geral oportunizar a formação continuada para gestores, coordenadores, supervisores, professores e professoras da rede pública atuantes na Educação Básica, incluindo aqueles e aquelas que atuam em salas de AEE, no campo da Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.
Nessa direção, são objetivos específicos:
- Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados aos processos de aprendizagem e de organização no contexto da Educação
Inclusiva;
- Propor, analisar e práticas de gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, considerando meios de gestão, organização, formação, financiamentos,estruturas, procedimentos administrativos voltados ao ambiente escolar, numa perspectiva de gestão democrática e dialógica;
- Propiciar aos professores conhecimentos que vislumbrem os princípios universais de acessibilidade e aprendizagem à todos os alunos, principalmente ao público apoiado pela Educação Especial;
- Subsidiar a gestão e a organização dos serviços escolares, buscando a aprendizagem e acessibilidade de qualidade ao público da Educação Especial;
- Promover as práticas organizativas do Serviço de Atendimento Educacional Especializado para gestores escolares e profissionais da educação, cujas diretrizes, embasadas em conceitos e proposições fundamentais, visam qualificar a prática educacional e promover uma inclusão efetiva nas escolas de Educação Básica;
- Favorecer a caracterização de projetos inclusivos e emancipatórios nas escolas, a partir de propostas autônomas e locais que os referenciam; – Auxiliar a construção de práticas, estratégias e recursos pedagógicos acessíveis, a partir do Desenho Universal da Aprendizagem;
- Propor a construção de estratégias, recursos e materiais didáticos, que referenciem as propostas e subsidiem as práticas posteriores ao curso de aperfeiçoamento, a troca de saberes, experiências e materiais entre os cursistas, além de constituir grupos por escola das redes pactuadas; – Socializar as produções e vivências por meio de publicações.
CRONOGRAMA
Seminário de abertura: 04/09/2024 – quarta-feira, às 19h30 Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: desafios e Possibilidades do Ensino Superior à Rede Pública de Ensino Palestrante: Kamila Lockmann e Débora Jacks Mediação: Rita Cóssio |
MÓDULO 1 FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Disciplina 1: PERCURSO SÓCIO-HISTÓRICO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO – RETOMADA DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS Carga horária: 10h Início: 03/09/2024 Encerramento: 10/09/2024 Encontro assíncrono (aula disponível no e-projeto): 03/09/2024 Formadora: Rita Cóssio |
LIVE 1 da 1ª Fase – Instruções para o trabalho final Tema: Projeto Final: orientações e mapeamento e dados da escola Data: 10/09/2024 Horário: 19h30 |
Disciplina 2: INDEX PARA INCLUSÃO: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA Carga horária: 20h Início:11/09/2024 Encerramento: 25/09/2024 Encontro síncrono (aula ao vivo no e-projeto): 18/09/2024 Horário: 19h30 Formadora: Mônica Pereira dos Santos |
LIVE 2 da 1ª Fase – Instruções para o trabalho final Tema: PPP e cotidiano escolar Data: 25/09/2024 Horário: 19h30 |
Prazo limite para postagem da primeira tarefa: 30/09/2024 |
Disciplina 3: DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO Carga horária: 10h Início :26/09/2024 Encerramento: 03/10/2024 |
Encontro síncrono (aula ao vivo no e-projeto): 02/10/2024 Horário: 19h30 Formadora: Simone Freire |
Vídeo 2° Fase – Instruções para o trabalho final Tema: proposições para o trabalho Data (disponível no e-projeto): 02/10/2014 |
Disciplina 4: DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) E RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA Carga horária: 10h Início:04/10/2024 Encerramento: 11/10/2024 Encontro assíncrono (aula disponível no e-projeto): 04/10/2024 Formador: Rodrigo Vital |
ENCONTRO PRESENCIAL COM TUTORA (O): prática de orientação do trabalho final Período: 12/10 a 19/10 (a combinar uma data) |
Prazo limite para postagem da segunda tarefa tarefa: 31/10/2024 |
MÓDULO 2 GESTÃO, ORGANIZAÇÃO, PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
Aula bônus (em breve, mais informações) Encontro assíncrono (aula disponível no e-projeto): 20/10/2024 |
Disciplina 5: ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA Carga horária: 20h Início: 20/10/2024 Encerramento: 03/11/2024 Encontro síncrono (aula ao vivo no e-projeto): 30/10/2024 Horário: 19h30 Formadora: Rita Cóssio |
ENCONTRO PRESENCIAL COM TUTORA (O): prática de orientação do trabalho final Período: de 04/11 a 11/11 (combinar uma data) |
Disciplina 6: PRÁTICAS NA GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA Carga horária: 20h Início: 12/11/2024 Encerramento: 26/11/2024 Encontro síncrono (aula ao vivo no e-projeto): 20/11/2024 Horário: 19h30 Formadora: Débora Jacks e Susana Scherer |
TRABALHO FINAL Carga Horária: 10h Início: 27/11/2024 Encerramento (prazo final para a entrega do trabalho): 04/12/2024 |
Modalidade do curso: semi-presencial, com encontros presenciais no município da (o) cursista Carga-horária: 90 horas |
Observação: em virtude de imprevistos e adaptações necessárias, o cronograma pode sofrer alterações. E-mail para contato: gestaodaeducacaoespecial@gmail.com |