Curso de Extensão em Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – modalidade semi-presencial – 2024

Curso de Extensão em Gestão da Educação Especial na

Perspectiva Inclusiva – modalidade semi-presencial

Apresentação

O curso Extensão em Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva semi-presencial reitera o compromisso da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, com a rede pública de Educação Básica através da oferta de processos formativos aos professores e professoras. Especialmente, o curso aqui apresentado, faz-se de maneira diferenciada em modalidade semi-presencial, construída na interação entre pesquisadores, formadores, tutores, gestores, professores e professoras de municípios da região Sul do Rio Grande do Sul. A estrutura curricular prevê disciplinas à distância e encontros presenciais, nos quais professoras e professores terão a oportunidade de vivenciar a orientação para o trabalho final do curso, que prevê a implementação de práticas educacionais inclusivas nas escolas parceiras nas quais atuam os e as cursistas.

O curso tem como objetivo geral oportunizar a formação continuada para gestores, coordenadores, supervisores, professores e professoras da rede pública atuantes na Educação Básica, incluindo aqueles e aquelas que atuam em salas de AEE, no campo da Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

Nessa direção, são objetivos específicos:

  • Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados aos processos de aprendizagem e de organização no contexto da Educação

Inclusiva;

  • Propor, analisar e práticas de gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, considerando meios de gestão, organização, formação, financiamentos,estruturas, procedimentos administrativos voltados ao ambiente escolar, numa perspectiva de gestão democrática e dialógica;
  • Propiciar aos professores conhecimentos que vislumbrem os princípios universais de acessibilidade e aprendizagem à todos os alunos, principalmente ao público apoiado pela Educação Especial;
  • Subsidiar a gestão e a organização dos serviços escolares, buscando a aprendizagem e acessibilidade de qualidade ao público da Educação Especial;
  • Promover as práticas organizativas do Serviço de Atendimento Educacional Especializado para gestores escolares e profissionais da educação, cujas diretrizes, embasadas em conceitos e proposições fundamentais, visam qualificar a prática educacional e promover uma inclusão efetiva nas escolas de Educação Básica;
  • Favorecer a caracterização de projetos inclusivos e emancipatórios nas escolas, a partir de propostas autônomas e locais que os referenciam; – Auxiliar a construção de práticas, estratégias e recursos pedagógicos acessíveis, a partir do Desenho Universal da Aprendizagem;
  • Propor a construção de estratégias, recursos e materiais didáticos, que referenciem as propostas e subsidiem as práticas posteriores ao curso de aperfeiçoamento, a troca de saberes, experiências e materiais entre os cursistas, além de constituir grupos por escola das redes pactuadas; – Socializar as produções e vivências por meio de publicações.

CRONOGRAMA

Seminário de abertura: 04/09/2024 – quarta-feira, às 19h30

Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: desafios e Possibilidades do Ensino Superior à Rede Pública de Ensino

Palestrante: Kamila Lockmann e Débora Jacks

Mediação: Rita Cóssio

MÓDULO 1

FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

Disciplina 1: PERCURSO SÓCIO-HISTÓRICO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO – RETOMADA DE CONCEITOS

FUNDAMENTAIS

Carga horária: 10h

Início: 03/09/2024

Encerramento: 10/09/2024

Encontro assíncrono (aula disponível no e-projeto): 03/09/2024

Formadora: Rita Cóssio

LIVE 1 da 1ª Fase – Instruções para o trabalho final

Tema: Projeto Final: orientações e mapeamento e dados da escola

Data: 10/09/2024

Horário: 19h30

Disciplina 2: INDEX PARA INCLUSÃO: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA

Carga horária: 20h

Início:11/09/2024

Encerramento: 25/09/2024

Encontro síncrono (aula ao vivo no e-projeto): 18/09/2024

Horário: 19h30

Formadora: Mônica Pereira dos Santos

LIVE 2 da 1ª Fase – Instruções para o trabalho final

Tema: PPP e cotidiano escolar

Data: 25/09/2024

Horário: 19h30

Prazo limite para postagem da primeira tarefa: 30/09/2024

Disciplina 3: DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Carga horária: 10h

Início :26/09/2024

Encerramento: 03/10/2024

 

Encontro síncrono (aula ao vivo no e-projeto): 02/10/2024

Horário: 19h30

Formadora: Simone Freire

Vídeo 2° Fase – Instruções para o trabalho final

Tema: proposições para o trabalho

Data (disponível no e-projeto): 02/10/2014

Disciplina 4: DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) E RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Carga horária: 10h

Início:04/10/2024

Encerramento: 11/10/2024

Encontro assíncrono (aula disponível no e-projeto): 04/10/2024

Formador: Rodrigo Vital

ENCONTRO PRESENCIAL COM TUTORA (O): prática de orientação do trabalho final

Período: 12/10 a 19/10 (a combinar uma data)

Prazo limite para postagem da segunda tarefa tarefa: 31/10/2024

MÓDULO 2

GESTÃO, ORGANIZAÇÃO, PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO

ESPECIAL INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Aula bônus (em breve, mais informações)

Encontro assíncrono (aula disponível no e-projeto): 20/10/2024

Disciplina 5: ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA

Carga horária: 20h

Início: 20/10/2024

Encerramento: 03/11/2024

Encontro síncrono (aula ao vivo no e-projeto): 30/10/2024

Horário: 19h30

Formadora: Rita Cóssio

 

ENCONTRO PRESENCIAL COM TUTORA (O): prática de orientação do trabalho final

Período: de 04/11 a 11/11 (combinar uma data)

Disciplina 6: PRÁTICAS NA GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Carga horária: 20h

Início: 12/11/2024

Encerramento: 26/11/2024

Encontro síncrono (aula ao vivo no e-projeto): 20/11/2024

Horário: 19h30

Formadora: Débora Jacks e Susana Scherer

TRABALHO FINAL

Carga Horária: 10h

Início: 27/11/2024

Encerramento (prazo final para a entrega do trabalho): 04/12/2024

Modalidade do curso: semi-presencial, com encontros presenciais no município da (o) cursista

Carga-horária: 90 horas

Observação: em virtude de imprevistos e adaptações necessárias, o cronograma pode sofrer alterações.

E-mail para contato: gestaodaeducacaoespecial@gmail.com