INSCRIÇÕES ENCERRADAS
ORIENTAÇÕES GERAIS
Orientações Gerais: Antes de realizar a inscrição, leia atentamente as informações a seguir, observe o período do curso e avalie a sua disponibilidade em participar da formação, acompanhar as aulas, acessar os materiais teóricos e realizar as atividades propostas. O curso é ofertado de forma gratuita, composto por dez (10) disciplinas, materiais e atividades práticas bem como de aulas assíncronas e síncronas aos sábados. Ao cursista será ofertado período de recuperação, ao final de cada módulo, para que o mesmo conclua as atividades pendentes. Concluir o trabalho final. No período de inscrição preencha o formulário na íntegra e anexe os documentos solicitados.
Público: Professores da Educação Básica da rede pública de ensino.
Ementa: Oportunizar a reflexão e o debate sobre conceitos e práticas através do emprego das tecnologias no espaço escolar; as singularidades e desafios para o ensino através das tecnologias; Desenvolvimento Universal da Aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula comum e o papel do Serviços de Atendimento Educacional Especializado na produção e elaboração de materiais e atividades; Desenvolver processos de identificação, avaliação e produção de intervenções pedagógicas para a acessibilidade escolar; Fomentar o uso da Tecnologia Assistiva e a criação de recursos e materiais adaptados que possibilitem acessibilidade e inclusão, eliminando barreiras possíveis barreiras no espaço escolar.
Carga Horária: 180 horas.
Pré-Requisitos: Para a realização da inscrição na formação é necessário:
- Ser profissional da Educação Pública;
- Ter disponibilidade para participar e realizar as atividades do curso à distância;
- Acessar os materiais de estudo;
- Interagir com os tutores e com os colegas;
- Concluir o trabalho final;
- Participar das aulas síncronas e assíncronas.
Nº de Vagas: 650
Período de Inscrição:. Inscrições de 08 de julho a 15 de julho de 2023 no site dos cursos de AEE da UFPel https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/.
Preencha o formulário na íntegra com atenção aos dados. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Excedido o número de vagas, será elaborada uma lista de suplentes.
Preencha o formulário na íntegra com atenção aos dados. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos formulários contendo todos os dados preenchidos, documentação legível e anexada de candidatos que atendam aos pré-requisitos. Excedido o número de vagas, será elaborada uma lista de espera.
Homologação das inscrições: a lista com o resultado dos cursistas selecionados será disponibilizada no site . Os cursistas selecionados receberão um e-mail da coordenação do curso (aee.acessibilidade.tecnologias@gmail.com) com as instruções para efetivação da sua inscrição. Caso o e-mail do candidato seja identificado como inexistente, esse será eliminado da lista de inscrição e será chamado um outro da lista de espera.
Período do Curso: 05/08/2023 a 20/01/2023.
Certificação: Os certificados serão emitidos, após a conclusão do curso e do período de tramitação dos mesmos, para os cursistas que cumprirem os critérios de avaliação e serão enviados com base nas informações de e-mail registradas no formulário de inscrição.
Cronograma/Módulos e Disciplinas: O curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias para a mediação da aprendizagem no contexto da Educação Inclusiva será organizado em três módulos totalizando 180 horas.
Apresentação e Reunião Inicial:
Seminário de Abertura:
- MÓDULO 1: Contexto Escolar Inclusivo: possibilidades, recursos e estratégias – 40 horas
Disciplina I- Tecnologia Assistiva- 20 horas
Disciplina II- Desenho Universal para a Aprendizagem- 20 horas
- MÓDULO 2: Processo de identificação, avaliação e produção de intervenções pedagógicas para a acessibilidade escolar – 60 horas
Disciplina I – O Serviço de Atendimento Educacional Especializado como apoio à aprendizagem e a utilização da Tecnologia Assistiva no contexto da Educação Inclusiva
Disciplina II- Construção de Recursos Pedagógicos Acessíveis – 20 horas
Disciplina III- A Audiodescrição no contexto escolar inclusivo – 20 horas
- MÓDULO 3: O Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) e as Práticas Pedagógicas ofertadas através das tecnologias – 80 horas
Disciplina I – Leitura e edição de atividades através do NVDA – 20 horas
Disciplina II – Eliminação de Barreiras de acesso a Recursos Educacionais Digitais – 20 horas
Disciplina III – Produção de atividades interativas- 10 horas
Disciplina IV- PODCAST: produção e estratégias inclusivas no contexto escolar – 10 horas
Disciplina V- Elaboração de Jogos Educativos na perspectiva da Educação Inclusiva- 20 horas
Seminário de Encerramento:
Aulas: As aulas serão organizadas com diversas ferramentas para interação do(a) cursista com seus colegas, tutores e professor(a) formador(a). Serão elaborados materiais instrucionais, tarefas práticas relacionadas à disciplina vigente e aulas assíncrona e síncrona aos sábados pela manhã de acordo com cronograma disponibilizado no ambiente de aprendizagem. Para a qualificação da formação, aos cursistas será ofertado, LIVES BÔNUS com temáticas que complementem e ampliem as suas aprendizagens ao longo do curso visando a acessibilidade através do uso das tecnologias.
Avaliações: Tarefas práticas ao longo de cada disciplina e a conclusão de um trabalho final que será organizado e construído ao longo do curso.