
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
PERÍODO DO CURSO: Junho a dezembro de 2025
CARGA HORÁRIA: 180 h/a
OBJETIVO GERAL: Proporcionar formação em nível de aperfeiçoamento no âmbito da Intervenção Precoce na Infância com base na abordagem das Práticas Centradas na Família.
EMENTA: As intervenções realizadas nos anos iniciais da criança com risco e atenção ao desenvolvimento podem ser atenuadas com a colaboração dos pais e outros prestadores de cuidados nos seus contextos naturais. Desta forma, a Intervenção Precoce na Infância (IPI) tem como objetivo proporcionar serviços e recursos capazes de realizar o despiste precoce e a monitorização das crianças com idades compreendidas entre 0 e 6 anos que apresentem algum tipo de Deficiência/Necessidade Educativa Específica ou em alerta de atraso no desenvolvimento. Dentre as práticas dos profissionais da IPI inclui-se a responsabilidade em facilitar e disponibilizar apoios formais e informais que propiciem a participação e o reconhecimento das competências das famílias, profissionais de saúde e educadores, para que estas possam ser beneficiadas pelos resultados da IPI. Procura-se oportunizar a reflexão e o debate sobre a temática apresentada, focando nos aspectos de: planejamento; construção e implementação de práticas educacionais inclusivas; aspectos do desenvolvimento infantil e os processos de aprendizagem, desenvolvimento dos processos de identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas,integração de Práticas Centradas na Família ;fomento ao uso de tecnologias acessíveis e a criação de recursos e materiais acessíveis que possibilitem a inclusão.