CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA
Ementa:
As intervenções realizadas nos anos iniciais da criança com risco e atenção ao desenvolvimento podem ser atenuadas com a colaboração dos pais e outros prestadores de cuidados nos seus contextos naturais. Desta forma, a Intervenção Precoce na Infância (IPI) tem como objetivo proporcionar serviços e recursos capazes de realizar o despiste precoce e a monitorização das crianças com idades compreendidas entre 0 e 6 anos que apresentem algum tipo de Deficiência/Necessidade Educativa Específica ou em alerta de atraso no desenvolvimento. Dentre as práticas dos profissionais da IPI inclui-se a responsabilidade em facilitar e disponibilizar apoios formais e informais que propiciem a participação e o reconhecimento das competências das famílias, profissionais de saúde e educadores, para que estas possam ser beneficiadas pelos resultados da IPI. Procura-se oportunizar a reflexão e o debate sobre a temática apresentada, focando nos aspectos de: planejamento; construção e implementação de práticas educacionais inclusivas; aspectos do desenvolvimento infantil e os processos de aprendizagem, desenvolvimento dos processos de identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas,integração de Práticas Centradas na Família ;fomento ao uso de tecnologias acessíveis e a criação de recursos e materiais acessíveis que possibilitem a inclusão.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar formação em nível de aperfeiçoamento no âmbito da Intervenção Precoce na Infância com base na abordagem das Práticas Centradas na Família.
CRONOGRAMA
Abertura do Curso: 06/07 -10h Seminário de abertura: 06/07 – 10h |
MÓDULO 1: Infância: Políticas Públicas e Ordenamentos Legais |
Disciplina 1: Educação Inclusiva: Pressupostos e Ordenamentos Legais Carga horária: 10h Início: 01/07 Aula síncrona: 04/07 às 19h Encerramento disciplina: 07/07 |
Disciplina 2: Marcos legais da Primeira Infância Carga horária: 10h Início: 08/07 Aula síncrona:11/07 Encerramento disciplina:14/07 |
Aula-bônus: Fundamentos Neurobiológicos do Desenvolvimento Dia: 18/07 – 19h |
Avaliação do Módulo 1 Início: 15/07 Encerramento: 26/07 |
MÓDULO 2: Desenvolvimento Infantil e Necessidades Específicas |
Disciplina 3: Caracterizações Gerais das Deficiências, Transtornos e Sinais de Alerta no Desenvolvimento Carga horária: 20h Início: 29/07 Aula síncrona:08/08 Encerramento disciplina:11/08 |
Disciplina 4: Desenvolvimento Infantil e sua Importância para a Compreensão do Desenvolvimento da Criança Carga horária: 20h Início: 12/08 Aula síncrona: 22/08 Encerramento disciplina:25/08 |
Avaliação do Módulo 2 Início: 26/08 Encerramento: 06/09 |
MÓDULO 3: Práticas Recomendadas na Intervenção Precoce na Infância |
Disciplina 5: Intervenção Precoce Centrada na Família e nos Contextos Culturais Carga horária: 20h Início: 09/09 Aula síncrona: 19/09 Encerramento disciplina:22/09 Material Complementar 10h |
Disciplina 6: Intervenção Precoce na Infância: Colaboração Intersetorial Carga horária: 10h Início: 23/09 Aula síncrona: 26/09 Encerramento disciplina: 29/09 |
Disciplina 7: Avaliação da Criança na Intervenção Precoce na Infância: Desafios da Avaliação Autêntica Carga horária: 20h Início: 30/09 Aula síncrona: 10/10 Encerramento disciplina:13/10 Material Complementar 10h |
Avaliação do Módulo 3 Início: 14/10 Encerramento: 25/10 |
MÓDULO 4: Monitorização e Planejamentos |
Disciplina 8: Desenvolvimento do Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP) Carga horária: 20h Início: 28/10/24 Aula síncrona:07/11/24 Encerramento disciplina:10/11/24 Material Complementar 10h |
Disciplina 9: Monitoramento e avaliação dos resultados com base no Plano de Intervenção Precoce na Infância Carga horária: 20h Início: 11/11/24 Aula síncrona: 21/11/24 Encerramento disciplina: 24/11 |
Avaliação do Módulo 4 Início: 25/11 Encerramento: 06/12 |
Recuperação das atividades dos módulos Início: 09/12 Encerramento: 13/12 |
Avaliação do Curso Início: 25/11 – Encerramento: 06/12 |
Seminário Encerramento Início: 12/12 |