Laboratório Equipados

Nossos laboratórios contam com o que há de mais moderno

Saiba Mais...

Professores Qualificados

O curso conta com corpo docente formado por professores com alto grau de conhecimento e qualificação.

Saiba Mais...

Preparação para o Mercado de Trabalho

O curso prepara os alunos para realização de concursos na área de Perito.

Saiba Mais...

Química Forense Ufpel

________________________________________________________________________

Últimas Postagens

II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE BANCOS DE PERFIS GENÉTICOS PARA FINS PERSECUÇÃO CRIMINAL

Local: UNISINOS – São Leopoldo/RS

Data: 17 a 19 de agosto de 2015

Valor: Gratuito

Modalidades:  Ouvinte ou apresentador de trabalhos

– Os resumos podem ser submetidos até 02/08/2015, pelo site eventioz.com.br/cbp

– No caso de grupo de alunos, deve-se entrar em contato com a organização do evento para a possibilidade de alojamento.

Para maiores informações,

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/648593988607763/

Site: eventioz.com.br/cbpg

ATENÇÃO!

Prezados,

Devida à paralisação dos docentes e técnico administrativos que ocorrerá amanhã, a palestra intitulada ” Aplicações da Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado com Ablação por Laser em Análises Forenses “, a ser ministrada por Carla de  Andrade Hartwig, será transferida para a próxima quinta- feira dia 21/05. Terá também o seu local alterado, sendo assim, será ministrado na sala 109 do prédio 31.

Palestra aberta ao público discente.

Palestra Aplicações da Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado com Ablação por Laser em Análises Forenses

Tem sido crescente o interesse na utilização da técnica de Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado com Sistema de Ablação por Laser (do inglês, Laser Ablation – Inductively Coupled Plasma – Mass Spectrometry, LA-ICP-MS), principalmente no campo das Análises Forenses, tendo em vista sua elevada sensibilidade, caráter multielementar, e necessidade de pequena quantidade de amostra para análise. A principal vantagem do emprego desta técnica é a possibilidade de determinações diretas em sólidos, enquanto que a dificuldade de calibração configura sua maior limitação no âmbito da análise quantitativa. As principais aplicações forenses da LA-ICP-MS são para as determinações elementares em vidros e pinturas, relacionados a evidências criminais. Entretanto, outras amostras têm sido atualmente analisadas por esta técnica analítica de determinação como, por exemplo, documentos, joias, porcelanas, etc. Desta forma, neste seminário, serão apresentados os princípios básicos da técnica, abrangendo as principais vantagens e desvantagens, bem como serão apresentadas algumas aplicações em análises forenses.

Data: 14/05/15

Hora: 12h

Local: Sala 301 Prédio 29 (Bioquímica)

Palestrante: Carla de Andrade Hartwig

Graduada em Licenciatura em Química (UFPel – 2009) e Tecnologia em Gestão Ambiental (IFSul – 2010); e Mestre em Química Analítica (Programa de Pós-Graduação em Química – UFPel, 2011). Atua como Técnica no Laboratório de Doenças Infecciosas (Faculdade de Veterinária – UFPel) e cursa Doutorado em Química Analítica (Programa de Pós-Graduação em Química – UFPel), desenvolvendo atividades de pesquisa no Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – UFPel), sob orientação da Prof. Dra. Márcia Foster Mesko.

Palestra Microbiologia e Aplicações no Contexto Forense

MicrobiologiaA investigação Forense tem como princípio a utilização de todo e qualquer conhecimento que tenha aplicação nas lides judiciárias. A microbiologia forense é um campo relativamente novo que aplica os estudos microbiológicos em casos de contexto forense como ataques de bioterrorismo, negligência médica, surtos de doenças por alimentos contaminados, crimes sexuais, estimativa do intervalo post mortem, entre outros.

 

Data: 07/05/15

Local: Sala 301 Prédio 29 (Bioquímica)

Hora: 12h

Palestrante: Rosiane Mastelari Martins

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina, é especialista em Análises Clínicas e Moleculares pela Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto-SP, e mestre em Bioquímica e Bioprospecção pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui experiência em Microbiologia com ênfase em Microbiologia Clínica e atualmente é doutoranda em Biotecnologia pela UFPel com área de atuação em Oncologia Celular e Molecular e Bioprospecção de Algas Marinhas.

PALESTRA DE ABERTURA DE SEMESTRE 2015/1

Nessa sexta-feira, 20/03, às 19h no auditório da Faculdade de Direito, ocorrerá a palestra de abertura do semestre 2015/1 do curso de Química Forense. A palestra se intitula “ATUAÇÃO DO PERITO CRIMINAL NO INSTITUTO DE PERÍCIAS” com a palestrante médica legista Jussara Bocaccio. As inscrições serão feitas na hora.
Aguardamos a presença de todos.

 

palestra qf

Centro Acadêmico 2014/2015

Em reunião realizada pelos alunos do Bacharelado em Química Forense no dia 11/11/2014, foi apresentado o Estatuto e homologada a Gestão 2014/2015 do Centro Acadêmico da Química Forense (CAQF), o qual é composto pelos seguintes membros: Bruno da Rosa, Elizabethe Echevengua, Fernanda Balbinot, Jaqueline Balsan, Jéssica Martins, Lara Fabres, Luan de Oliveira, Marina Soares e Natalia Cruz.

Inscrições 1º Workshop de Química Forense

Horários 2014/2

Ilmos. Alunos do Curso de Química Forense,

vimos, por meio deste, apresentar os horários para 2014/2. Para acessá-los, clique aqui.

Atenciosamente, Colegiado do Curso.

Resultado PROEQUIP

Ilmos. Alunos do Curso de Química Forense,

As Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento e de Graduação tornaram público o resultado final da avaliação dos projetos submetidos ao Edital PROEQUIP PROPLAN/PRG 001/2014. O curso de Bacharelado em Química Forense teve seu projeto aprovado no valor total de R$ 24.994,40, que será utilizado para a aquisição de equipamentos e bibliografia básica.

Atenciosamente, Colegiado do Curso.

PALESTRA DE ABERTURA DO SEMESTRE – ADIADA

Estamos transferindo a palestra para o dia 31 de março com a Odontóloga Luciana Conceição.
A palestra será na mesma sala e horário, confirmando dia 31/3.

PALESTRA DE ABERTURA DO SEMESTRE – QUÍMICA FORENSE

O Curso de Bacharelado em Química Forense promove no dia 24 de março, às 11:30, na sala 301 – bioquímica, no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos a palestra de abertura do semestre, que será presidida pela Odontóloga Luciana Conceição. A pesquisadora é técnica em necropsia desde 2004 no Instituto Geral de Perícias lotada no Posto Reginal Médico Legal, é graduada em Odontologia e tem mestrado em Odontologia Dentística. Atualmente é Doutoranda em Odontologia/Dentística na UFPEL e aluna de especialização em Odontologia Legal na São Leopoldo Mandic (2014).

A palestra é intitulada “O dia a dia pericial e Odontologia forense”, e relata o trabalho técnico em necropsia: realização de necropsias, acompanhamento de locais de crime e auxilio em coleta de material biológico para exames.

O evento será aberto a toda a comunidade da UFPel e demais interessados.

1º Seminário Internacional de Química Forense

logo_internet

1º Seminário Internacional de Química Forense – SIQUIF, evento acontecerá nos dias 27  e 28 de Maio de 2014 em Porto Alegre – Brasil, e terá o seguinte tema: Ciência e Educação: Fortalecimento e Desenvolvimento Integral da Ciências Forenses.  A  Associação Brasileira de Química  – Seção RS em parceria com o International Forensic Research Institue. Os interessados podem colher maiores informações nos arquivos anexos neste post.

Clique para baixar:   Folder SEQUIF