Laboratório Equipados

Nossos laboratórios contam com o que há de mais moderno

Saiba Mais...

Professores Qualificados

O curso conta com corpo docente formado por professores com alto grau de conhecimento e qualificação.

Saiba Mais...

Preparação para o Mercado de Trabalho

O curso prepara os alunos para realização de concursos na área de Perito.

Saiba Mais...

Química Forense Ufpel

________________________________________________________________________

Últimas Postagens

Comunicado

           Prezados alunos,

   Conforme determinação do Diretor do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (abaixo), as aulas de responsabilidade do CCQFA (Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos) terão início no dia 17/08/2015. As aulas de outros departamentos (Cálculo, Física, Geometria Analítica, Sociologia e Biologia Molecular Forense) terão início na data prevista no calendário acadêmico (10/08/2015).

” Em função dos inúmeros contratempos nas matrículas, indefinições de salas, dificuldade de execução de aulas práticas, incluindo que para os cursos com entrada no segundo semestre letivo de 2015 ainda não tem data para a chamada oral do sisu, após conversas com alguns coordenadores de Cursos, estamos sugerindo aos coordenadores dos Cursos de graduação do CCQFA para informar aos discentes que as aulas começariam no dia 17.08 ao invés do dia 10.08. ”

   Como ainda não foi feita a chamada oral dos ingressantes, foi, também, adiado o ciclo de palestras da Química Forense. A data prevista é 24/08/2015 (local a confirmar).

   Aproveito para disponibilizar, os horários com professor e local.
   O Departamento de Matemática e Estatística não divulgou o nome dos professores.
   Em função da greve, ainda não tivemos resposta do Núcleo de Gestão de Espaços, e por isso há disciplinas sem informação de sala.

– Horários 2015/2, download.

– Mapa Campus Capão do Leão

download.

Atenciosamente,
Naiana Telles Ostosi
Secretária do Curso Bacharelado em Química Forense

Matrícula Especial

Prezados alunos,

   Para que seja solicitado matrícula especial, junto ao colegiado da disciplina desejada, será necessário preencher um formulário. Nele será indispensável a assinatura do Professor Cláudio (Coordenador do Curso) ou do Professor Rogério (Coordenador Adjunto). Para acessá-lo clique aqui.
   Atenciosamente,
   Colegiado do Bacharelado em Química Forense

Ciclo de Palestras

 Prezados alunos,

     Vimos, por meio deste, convidá-los para o ciclo de palestras organizado pelo Bacharelado em Química Forense, a ser realizado no dia 10 de agosto (segunda-feira) no salão nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, conforme programação abaixo:

 
   
PALESTRAS DE ABERTURA DO SEMESTRE E RECEPÇÃO DOS CALOUROS:

09:00 horas                                    Acolhida aos calouros e apresentação do projeto pedagógico

10:00 horas
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Jozi Godoy
Título: Da química básica ao laboratório: um interação com a forense

11.30 horas                                                          Visita aos laboratórios

14:00 horas
Palestrante: Prof.ª Maria Leticia Mazzucchi Ferreira (Coordenadoria de Relações Internacionais da UFPEL)

15:30                                                                           Encerramento

OBSERVAÇÃO: Haverá certificados para todos os alunos via COBALTO.

   
    Atenciosamente,
   Colegiado do Bacharelado em Química Forense

Matriculas Processadas

   Prezados alunos do Curso de Química Forense,

  Devido a greve, o CRA não processou as matrículas e, por isso, não aparecia nada no Cobalto. Na sexta a tarde, eles enviaram um e-mail informando que o Colegiado deveria processar as matrículas, aluno por aluno.
  As matriculas já foram processadas e portanto gostaríamos que, se possível, vocês entrassem no Cobalto para ver se já está aparecendo as disciplinas que solicitaram online. Se estiver tudo certo, não há necessidade de comparecer ao Colegiado. Somente terá que ir ao Colegiado quem quer incluir ou excluir disciplinas. Aproveitamos para lembrar que o mesmo estará funcionando para efetuar as correções na terça (04/08) e quarta (05/08) das 9 às 13 horas.
  Aos alunos que solicitaram as disciplinas de Gestão de Resíduos e Metodologia Científica do Banco Universal, informamos que não haviam mais vagas. Aos alunos que solicitaram Físico-Química 1, como haviam mais solicitações do que vagas, foi seguida a ordem de prioridade de matrícula do Cobalto e por isso alguns alunos não conseguiram vaga para esta disciplina.

   Caso precisarem fazer alguma correção, podem ir ao Colegiado com o formulário preenchido a fim de agilizar o atendimento. Para acessar o formulário, clique aqui.

  Atenciosamente,

    Colegiado do Curso de Química Forense – UFPel

 

Funcionamento do Colegiado

Prezados alunos do curso de Química Forense

Vimos, por meio deste, divulgar que o colegiado estará aberto no dia 04/08 no período da manhã, realizando matriculas. Na mesma semana, serão efetuados os pedidos de correção de matricula e corrigidas as colisões de horários.

 

II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE BANCOS DE PERFIS GENÉTICOS PARA FINS PERSECUÇÃO CRIMINAL

Local: UNISINOS – São Leopoldo/RS

Data: 17 a 19 de agosto de 2015

Valor: Gratuito

Modalidades:  Ouvinte ou apresentador de trabalhos

– Os resumos podem ser submetidos até 02/08/2015, pelo site eventioz.com.br/cbp

– No caso de grupo de alunos, deve-se entrar em contato com a organização do evento para a possibilidade de alojamento.

Para maiores informações,

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/648593988607763/

Site: eventioz.com.br/cbpg

ATENÇÃO!

Prezados,

Devida à paralisação dos docentes e técnico administrativos que ocorrerá amanhã, a palestra intitulada ” Aplicações da Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado com Ablação por Laser em Análises Forenses “, a ser ministrada por Carla de  Andrade Hartwig, será transferida para a próxima quinta- feira dia 21/05. Terá também o seu local alterado, sendo assim, será ministrado na sala 109 do prédio 31.

Palestra aberta ao público discente.

Palestra Aplicações da Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado com Ablação por Laser em Análises Forenses

Tem sido crescente o interesse na utilização da técnica de Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado com Sistema de Ablação por Laser (do inglês, Laser Ablation – Inductively Coupled Plasma – Mass Spectrometry, LA-ICP-MS), principalmente no campo das Análises Forenses, tendo em vista sua elevada sensibilidade, caráter multielementar, e necessidade de pequena quantidade de amostra para análise. A principal vantagem do emprego desta técnica é a possibilidade de determinações diretas em sólidos, enquanto que a dificuldade de calibração configura sua maior limitação no âmbito da análise quantitativa. As principais aplicações forenses da LA-ICP-MS são para as determinações elementares em vidros e pinturas, relacionados a evidências criminais. Entretanto, outras amostras têm sido atualmente analisadas por esta técnica analítica de determinação como, por exemplo, documentos, joias, porcelanas, etc. Desta forma, neste seminário, serão apresentados os princípios básicos da técnica, abrangendo as principais vantagens e desvantagens, bem como serão apresentadas algumas aplicações em análises forenses.

Data: 14/05/15

Hora: 12h

Local: Sala 301 Prédio 29 (Bioquímica)

Palestrante: Carla de Andrade Hartwig

Graduada em Licenciatura em Química (UFPel – 2009) e Tecnologia em Gestão Ambiental (IFSul – 2010); e Mestre em Química Analítica (Programa de Pós-Graduação em Química – UFPel, 2011). Atua como Técnica no Laboratório de Doenças Infecciosas (Faculdade de Veterinária – UFPel) e cursa Doutorado em Química Analítica (Programa de Pós-Graduação em Química – UFPel), desenvolvendo atividades de pesquisa no Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – UFPel), sob orientação da Prof. Dra. Márcia Foster Mesko.

Palestra Microbiologia e Aplicações no Contexto Forense

MicrobiologiaA investigação Forense tem como princípio a utilização de todo e qualquer conhecimento que tenha aplicação nas lides judiciárias. A microbiologia forense é um campo relativamente novo que aplica os estudos microbiológicos em casos de contexto forense como ataques de bioterrorismo, negligência médica, surtos de doenças por alimentos contaminados, crimes sexuais, estimativa do intervalo post mortem, entre outros.

 

Data: 07/05/15

Local: Sala 301 Prédio 29 (Bioquímica)

Hora: 12h

Palestrante: Rosiane Mastelari Martins

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina, é especialista em Análises Clínicas e Moleculares pela Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto-SP, e mestre em Bioquímica e Bioprospecção pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui experiência em Microbiologia com ênfase em Microbiologia Clínica e atualmente é doutoranda em Biotecnologia pela UFPel com área de atuação em Oncologia Celular e Molecular e Bioprospecção de Algas Marinhas.

PALESTRA DE ABERTURA DE SEMESTRE 2015/1

Nessa sexta-feira, 20/03, às 19h no auditório da Faculdade de Direito, ocorrerá a palestra de abertura do semestre 2015/1 do curso de Química Forense. A palestra se intitula “ATUAÇÃO DO PERITO CRIMINAL NO INSTITUTO DE PERÍCIAS” com a palestrante médica legista Jussara Bocaccio. As inscrições serão feitas na hora.
Aguardamos a presença de todos.

 

palestra qf

Centro Acadêmico 2014/2015

Em reunião realizada pelos alunos do Bacharelado em Química Forense no dia 11/11/2014, foi apresentado o Estatuto e homologada a Gestão 2014/2015 do Centro Acadêmico da Química Forense (CAQF), o qual é composto pelos seguintes membros: Bruno da Rosa, Elizabethe Echevengua, Fernanda Balbinot, Jaqueline Balsan, Jéssica Martins, Lara Fabres, Luan de Oliveira, Marina Soares e Natalia Cruz.

Horários 2014/2

Ilmos. Alunos do Curso de Química Forense,

vimos, por meio deste, apresentar os horários para 2014/2. Para acessá-los, clique aqui.

Atenciosamente, Colegiado do Curso.

Resultado PROEQUIP

Ilmos. Alunos do Curso de Química Forense,

As Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento e de Graduação tornaram público o resultado final da avaliação dos projetos submetidos ao Edital PROEQUIP PROPLAN/PRG 001/2014. O curso de Bacharelado em Química Forense teve seu projeto aprovado no valor total de R$ 24.994,40, que será utilizado para a aquisição de equipamentos e bibliografia básica.

Atenciosamente, Colegiado do Curso.