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    Notícias
  • Divulgação do XX CIDEAD online 2022 – Ciclo de Palestras de Administração do Rio Grande do Sul

    Divulgamos o evento XX CIDEAD online 2022 – Ciclo de Palestras de Administração do Rio Grande do Sul, promovido pelo Conselho Regional de Administração do RS. O tema da edição 2022 será Metaverso.

    O evento acontecerá no dia 23/08/2022, às 19h30, transmitido através do YouTube do CRA-RS: www.youtube.com/crarsoficial

    Mais informações e inscrições dos alunos, para receberem a certificação, estão disponíveis no site: www.crars.org.br/eventos

    A inscrição é feita na página oficial do CRA RS na internet na aba eventos, é o primeiro evento que aparece na tela. Abaixo informações do evento e link para inscrições.

    XX CIDEAD 2022 – Ciclo de Palestras de Administração do RS
    Tema do evento: Metaverso

    Data do evento: 23/8/2022

    Local: YouTube CRA-RS

    Endereço: https://www.youtube.com/crarsoficial

    Horário: 19:30 – 21:30

    http://crars.org.br/eventos-inscricao1/evento-352.html

     

    Obs: Os alunos que desejarem também podem se inscrever no evento online que será realizado em São Sebastião do Caí em data diferente e obter certificado.

     

    Abaixo informações e link para inscrição:

    ONLINE – XX CIDEAD 2022 – SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ
    Tema do evento: Metaverso

    Data do evento: 30/8/2022

    Local: Youtube do CRA-RS

    Endereço: https://www.youtube.com/c/crarsoficial

    Horário: 19:30 – 21:30

    http://crars.org.br/eventos-inscricao1/evento-355.html

  • Relação de alunos que deverão fazer a prova do ENADE

    A Coordenação do colegiado do curso de Processos Gerenciais divulga a relação de alunos que deverão prestar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a ser realizada em 27/11/2022. Os discentes foram cadastrados como “Concluintes” no sistema ENADE, pois tem possibilidade de concluir o curso de Processos Gerenciais poucos semestres. Esses alunos devem acessar o site https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index e preencher o questionário. Somente após este procedimento, o discente poderá acessar o local de prova. O site já pode ser acessado. A partir de 01/09/2022, já será possível responder ao questionário.

    DESTACAMOS QUE OS CONCLUINTES QUE NÃO PREENCHEREM O QUESTIONÁRIO E/OU NÃO REALIZAREM A PROVA SEM JUSTIFICATIVA PODERÃO TER SUAS FORMATURAS ATRASADAS EM MESES, DEPENDENDO DO CASO!

    1.      ALESSANDRA SIGNORINI KRINTON
    2.      ALISSON FAGUNDES KURTZ
    3.      ANDRESSA DA CUNHA SIAS
    4.      ARNALDO PORCIUNCULA GONCALVES
    5.      ARTHUR CRUZ DA SILVA
    6.      ARTHUR RENATO COELHO ESMERIO
    7.      BERNARDO KLUG SCHNEIDER
    8.      BRUNA REGIA MARQUES DOS PASSOS
    9.      CIRO ALVES SIMAS
    10.  EDERSON DE ARAUJO SILVEIRA
    11.  ELIANE RODRIGUES PRESTES PEDROSO
    12.  ELIZIANI RODRIGUES CASARIN
    13.  ENRICO FAGUNDES ANTUNES
    14.  FABRICIA LEITE SILVEIRA
    15.  FELIPE REGO COSTA DA ROSA
    16.  GABRIEL JAEHN SCHMIDT
    17.  GILMAR OLIVEIRA DA SILVA
    18.  GUILHERME GONCALVES DOS SANTOS TRINDADE
    19.  JENNIFER ANDRADE RIBEIRO
    20.  JOSE HENRIQUE DE LIMA PEREIRA
    21.  JOSE LUANDERSON JANUARIO DA COSTA
    22.  JOSIBEL FERREIRA OLIVEIRA
    23.  KAUANE QUEIROZ CENTENO
    24.  KEYT NUNES BATISTA
    25.  KYANE FONSECA BOTELHO
    26.  LARISSA BORGES DE PAULI
    27.  LENON CASTRO TORMA
    28.  MARCELO MACHADO DUARTE
    29.  MARCELO TAVARES ANTUNES
    30.  MARIA JESSICA PINTO ARAUJO
    31.   MATEUS HENRIQUE SCHNEIDER
    32.  MATEUS PIRES GOULART
    33.   MATHEUS SILVA DE MATTOS
    34.   PAOLA DE QUADRO RIBEIRO
    35.   PATRICIA FUENTES GONCALVES OTTO
    36.   PAULO RAFAEL XAVIER DUARTE
    37.  PAULO ROBERTO SANTOS DOS SANTOS
    38.  RODRIGO OLIVEIRA DOS SANTOS
    39.  SUELEM TESSMER MADEIRA DA SILVA
    40.  SUELEN LOPES
    41.  TATIANE ALVES OSORIO
    42.  VINICIUS AMARAL DA ROSA

     

  • Seleção de bolsista para projeto de pesquisa FAPERGS

    Pelo presente divulgo seleção de bolsista para 1 vaga de Bolsa FAPERGS de pesquisa, no valor de R$ 500,00 mensais, pelo período de 1 ano, para atuar no projeto  “Gestão do Conhecimento, transformação digital e inovação: uma análise em PMEs de comércio e serviços” da qual sou coordenador.
    São requisitos do (a) bolsista (de acordo com edital):
     – Estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação da UFPel (Administração ou Processos Gerenciais);
    – Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades previstas no plano de trabalho.
    – Não ter vínculo empregatício, nem receber salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, inclusive os de estágio remunerado, durante a vigência da bolsa.
    – Não acumular o recebimento de qualquer outro tipo de bolsa (auxílios concedidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) não são considerados bolsas no escopo deste edital).
    – Não ser cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau do(a) orientador(a).
    – Não estar no 1 semestre do curso e nem ser formando;
    – Ter conhecimentos de office, especial world e excel;
    – Conhecimentos básicos de inglês
    – Disponibilidade de 10 horas semanais.
    Enviar currículo, histórico escolar e uma carta de intenção de até 1 página até as 19 hs da próxima terça feira dia 11/07 para o e-mail: alisson.maehler@gmail.com
    Anexo o projeto de pesquisa e o edital da bolsa FAPERGS.
  • Vaga projeto de extensão

    Reproduzo mensagem do Professor Alisson Maehler
    .
    Vaga para 5 alunos projetos de extensão Papo de Gestão
    .
    Estou coordenando e selecionando alunos (5) para participarem como colaboradores do projeto de extensão Papo de gestão, que será um Blog com notícias, artigos, entrevistas, resenhas sobre assuntos na área de gestão.
    O aluno deve estar pelo menos no 2 semestre e ter 5 horas semanais para se dedicar ao projeto. Por enquanto teremos reuniões virtual mas em seguida reuniões presenciais.
    Atuam professor e aluno do curso de Jornalismo da UFPel no projeto.
    .
    Requisitos:
    – estar regularmente matriculados;
    – conhecimento do pacote Office;
    – conhecimentos de internet (usuário);
    – boa comunicação verbal e escrita;
    – ter ao menos 5h semanais.
    .
    Mandar histórico escolar do curso em pdf e uma carta de intenções de até 1 página sobre Interesse em fazer parte do projeto.
    Prazo: 19 h da próxima sexta.
    Resultados serão divulgados na segunda.
    Enviar para o e-mail alisson.maehler@gmail.com
  • Alguns avisos gerais

    Como divulgado no site da UFPel, o próximo semestre será presencial, começando em 01 de agosto. No novo PPC do Curso aprovamos a possibilidade de 1/5 da carga horária das disciplinas serem on line (20%). Assim, cada professor irá definir que dias serão de aula on line, de modo a deixar bem claro nos planos de ensino.
    Teremos a oferta de várias matérias optativas nos cursos do CCSO que vocês podem (e devem cursar), lembrando que precisam ter ao menos 3 disciplinas optativas. A CH de extensão será obrigatória apenas para os alunos novos, que entram em agosto.
    Vocês deverão ter no mínimo 1600 horas no currículo, que é o mínimo legal dos cursos tecnólogos. Em agosto farei uma palestra presencial com os atuais e com os novos alunos explicando tudo o que mudou.
    Outro ponto importante: este ano em novembro teremos a prova do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que dá a nota ao curso. É importante que vocês façam essa prova, também irei falar sobre isso na palestra.
    Os protocolos contra a COVID estão divulgados no site da UFPel. Máscara é obrigatória, assim como manter o distanciamento. O comprovante vacinal é obrigatório para a matrícula, com as duas doses + reforço.
    Por fim, em nome dos professores e do colegiado, gostaria de lamentar muito a perda do colega e amigo prof. Rogério da Silva Almeida, que ministrou aula no Curso de Processos Gerenciais.
    Desejo boas férias e feliz novo semestre em agosto!

    Ats.
    Prof. Alisson E. Maehler
    Coord. do Col de Curso

  • Edital para Bolsa de Desenvolvimento na Unidade (BDU)

    Estão abertas de 20 a 27 de junho de 2022 inscrições para 2 vagas de Bolsa de Desenvolvimento da Unidade (BDU) no Centro de Ciências Socio-Organizacionais – CCSO, sendo 1 vaga de Ampla Concorrência para atuar na Direção do CCSO e 1 vaga de Vulnerabilidade Econômica para atuar na Secretaria Acadêmica do CCSO, conforme descrição no item 1 do Edital.

    As vagas estão abertas para alunos dos 4 cursos de Graduação do CCSO. É necessário ter disponibilidade para trabalhar no turno da tarde ou da noite, 20h por semana (4h por dia). Os candidatos não podem receber outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE.

    As inscrições serão realizadas EXCLUSIVAMENTE por e-mail. A seleção será realizada a partir da análise do histórico escolar, curriculum vitae e entrevista prevista para o dia 29 de junho (quarta-feira). O cronograma está disponível no item 7 do Edital.

    O período previsto para as atividades é de 01 de julho a 31 de dezembro de 2022, presencialmente. O valor da bolsa é de 400 reais mensais.

    Para mais informações, Edital e ficha de inscrição, acesse a matéria: https://wp.ufpel.edu.br/ccso/2022/06/20/abertas-inscricoes-para-2-vagas-de-bolsa-de-desenvolvimento-da-unidade-no-ccso/

    Att.

    Comissão de Seleção

  • Novo Projeto Pedagógico do Curso – PPC foi aprovado no COCEPE

    Informamos que o Novo Projeto Pedagógico do Curso – PPC foi aprovado hoje no COCEPE! Estamos há mais de 2 anos em discussões e finalmente aprovamos.

    O atual PPC do curso era de 2014 e já apresentava problemas e desatualizações que nos estimularam a fazer um novo currículo. Haverá a migração automática dos atuais alunos para o novo currículo, ficando isso a cargo da secretaria do curso e do CRA. Os novos ingressantes de 2022/1 já entram no currículo novo.

    O novo currículo passa de 5 para 4 semestres, tem 15 créditos em optativas, mantém o TCC, possui 45 horas de atividades complementares e 180 hs de atividades de extensão. Também tem disciplinas novas, como Análise de dados, Ética e direitos humanos, relações Interpessoais etc, com CH total de 1725 h e disciplinas com 5 créditos.

    Para tirar dúvidas e apresentar o novo currículo, iremos fazer uma apresentação para vocês no dia 20 de abril de 2022, terça, pelo webconf (link https://webconf.ufpel.edu.br/b/ali-kt9-jrf) às 19 h para quem ingressou a partir de 2020/1, e às 20:30 hs para os demais, já que as salas tem limitações de alunos.

    Prof. Alisson Eduardo Maehler