Exposições

         LEOPOLDO GOTUZZO: OUTROS ACERVOS E                                                                                   SOB O OLHAR DO COLECIONADOR COLEÇÃO L.C.VINHOLES                                                           

convite-gotuzzo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leopoldo Gotuzzo: outros acervos, com curadoria de Carmen Regina Bauer Diniz, apresenta para o público 77 obras do patrono e que pertencem a 30 coleções externas ao Museu.

Após passar 10 anos na Europa, entre 1909 e 1918, Leopoldo Gotuzzo decidiu residir no Rio de Janeiro, o que não o impediu de continuar mantendo fortes vínculos com sua cidade natal. No constante ir e vir, entre Rio e Pelotas, inúmeras exposições foram realizadas e muitas obras admiradas e adquiridas. São nesses acervos que fomos buscar o farto material da exposição.

 

convite-lc-vinholes-14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sob o olhar do colecionador: Coleção Vinholes, com curadoria de Jose Luiz de Pellegrin, reúne um conjunto de obras integrado por cerâmicas de Suzu, – cidade irmã de Pelotas – e gravuras japonesas, “ukiyo-e”, cenas do mundo flutuante, na sua maioria do século XIX. O conjunto que integra a Coleção L.C.Vinholes do MALG dá conta de nos revelar o olhar atento, perspicaz e apaixonado que o transforma num colecionador; deixa transparecer seus aprendizados, as suas descobertas na trajetória que o levaria de Pelotas nos anos 50 para estudos e trabalhos em vários continentes. Este conjunto de obras permite perceber a sensibilidade do artista, fundamental para a constituição do conhecimento revelado por sua coleção, e os critérios que orientaram suas escolhas, além do comprometimento do homem de cultura com a preservação de obras que constituirão sua coleção e que depois de acompanhá-lo por décadas é confiada ao MALG para que seja usufruída pelo público.

As exposições integram as comemorações dos 30 anos do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.

 

O que: Leopoldo Gotuzzo: outros acervos e Sob o olhar do colecionador: Coleção L.C.Vinholes

Abertura: Sábado, dia 17 de setembro, às 10h30

Visitação: de 17 de setembro a 23 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 19h

Local: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. General Osório, 725, Centro. Pelotas/RS