mar 11

COMUNICADO DA CAPE/PRAE

Caro/a Estudante Cotista

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) oferece programas de assistência estudantil para alunos que vieram de escola pública, entre estes para alunos/as de baixa renda e para pretos, pardos e indígenas.

Há auxílio alimentação, transporte, moradia, deslocamento e pré-escolar.

Todas as informações pertinentes aos Programas estão na página da PRAE www.ufpel.edu.br/prae no link ‘Coord. De Integração Estudantil’.

O edital para ingresso nos programas em 2015/1 encerra dia 16/03, próxima segunda-feira.

O Programa Bolsa Permanência oferecido pelo Ministério da Educação está permanentemente aberto para inscrições, e visa a concessão de auxílio-financeiro para estudantes matriculados/as em instituições federais em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas.

Para mais informações:

www.permanencia.mec.gov.br

praepermanecia@ufpel.edu.br

 

Informe-se e acesse o seu direito!

fev 11

Calendário Acadêmico 2015

calendario

Atenção alunos do Curso de Matemática para as datas importantes.

Acesse o calendário clicando aqui.

fev 11

Material de Matemática do PACTO-2014

cadernos

Material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Para acessar os cadernos de Matemática do PNAIC, clique aqui.

 

fev 11

Formatura Matemática 2014/2

Numa bela cerimônia no dia 09 de janeiro de 2015 , aconteceu a formatura dos alunos do Curso de Licenciatura da UFPel (diurno e noturno), no Campos Anglo.

Parabéns e sucesso aos formandos!!!

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fev 11

Livro “MATEMÁTICAS: EDUCAÇÃO E PESQUISA”

*** Apresentação ***

Atualmente, o ensino de Matemática tem sido objeto de muitas pesquisas de Pós-Graduação devido à complexidade do trabalho docente na área de Educação Matemática. Essas pesquisas têm versado sobre temas múltiplos como história da matemática, usos de materiais concretos e/ou manipulativos, inserção de novas tecnologias, Etnomatemática, políticas curriculares para a educação básica, alfabetização matemática, entre outros. São inúmeras as possibilidades que nos provocam a experienciar maneiras diferenciadas de tratar a matemática e, por que não dizer, de pensar matemáticas para a escola, de forma mais atenta e mais próxima às singularidades produzidas na experiência educativa. Pensar para falar das e sobre as matemáticas e, nesse curso, escutar e conversar com outras pessoas, num diálogo verdadeiramente humano, tem sido nossa proposta. O presente livro se propõe a realizar tal diálogo, pois foi produzido coletivamente e cooperativamente pelos estudantes do curso de Especialização em Estudos Matemáticos, orientados pelos professores do curso, coautores dos artigos apresentados. O intuito deste trabalho é falar sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas no âmbito da formação continuada para professores de matemática e estudiosos da matéria. O título da obra faz referência a “Matemáticas”, no plural, e não à Matemática no singular, pois entendemos que não há apenas uma matemática. Além das áreas clássicas, nas quais a academia divide essa matéria, como a área de ensino de Matemática, a pura e a aplicada, acreditamos haver outras matemáticas que são objeto de estudo quando tratadas em diferentes perspectivas culturais.

livro

Organizadores:
Márcia Souza da Fonseca
André Luis Andrejew Ferreira
Antônio Maurício Medeiros Alves
Denise Nascimento Silveira
Aline Brum Loreto