Início do conteúdo
Novo catalisador para produção de gás de síntese de forma sustentável
Pesquisadores do ETH, Instituto Federal de Tecnologia de Zurique na Suíça, desenvolveram um catalisador que converte CO2 (dióxido de carbono) e CH4 (metano) em gás de síntese – uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono.
Em uma etapa inicial, os dois gases do efeito estufa reagem um com o outro, etapa que requer o fornecimento de energia. Essa reação resulta em uma mistura gasosa de hidrogênio (H2) (rico em energia) e monóxido de carbono (CO), conhecido como gás de síntese.
A equipe de pesquisa liderada por Christoph Müller e Alexey Fedorov desenvolveu um catalisador inovador e eficiente que facilita essa conversão de CO2 e CH4 em gás de síntese, uma fonte importante de material para a indústria química.
O novo catalisador, que é extremamente estável, consiste em oxicarbetos de metal extremamente finos – ou, mais precisamente, o filme mais fino de oxicarbetos de metal, com apenas algumas camadas atômicas de espessura, estabilizado em um suporte de óxido. A reação química entre o CO2 e o CH4 para formar o gás de síntese ocorre nessas camadas finas.
A reação catalítica é um passo importante para a produção de combustíveis e plásticos sustentáveis.
Acesse o artigo na íntegra aqui.
Acesse a matéria aqui.