Pesquisadores desenvolvem um protótipo feito com gelatina vegetal

Uma equipe do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP), em parceria com cientistas da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram uma microbateria a base de gelatina vegetal, com potencial uso em dispositivos médicos implantáveis. O protótipo atua como uma bateria orgânica, e foi desenvolvido utilizando biopolímeros extraídos de algas marinhas, uma matéria prima disponível em abundância na natureza. A bateria é menos tóxica do que as baterias tradicionais usadas na medicina, pois estas possuem prata ou lítio em sua composição, e pode ser utilizada em exames, entre eles pílulas inteligentes e cápsulas de endoscopia.

Acesse o artigo na íntegra aqui

Acesse a matéria aqui.