Pesquisadores do ETH, Instituto Federal de Tecnologia de Zurique na Suíça, desenvolveram um catalisador que converte CO2 (dióxido de carbono) e CH4 (metano) em gás de síntese – uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono.
Em uma etapa inicial, os dois gases do efeito estufa reagem um com o outro, etapa que requer o fornecimento de energia. Essa reação resulta em uma mistura gasosa de hidrogênio (H2) (rico em energia) e monóxido de carbono (CO), conhecido como gás de síntese.
A equipe de pesquisa liderada por Christoph Müller e Alexey Fedorov desenvolveu um catalisador inovador e eficiente que facilita essa conversão de CO2 e CH4 em gás de síntese, uma fonte importante de material para a indústria química.
O novo catalisador, que é extremamente estável, consiste em oxicarbetos de metal extremamente finos – ou, mais precisamente, o filme mais fino de oxicarbetos de metal, com apenas algumas camadas atômicas de espessura, estabilizado em um suporte de óxido. A reação química entre o CO2 e o CH4 para formar o gás de síntese ocorre nessas camadas finas.
A reação catalítica é um passo importante para a produção de combustíveis e plásticos sustentáveis.
Acesse o artigo na íntegra aqui.
Acesse a matéria aqui.