O Projeto Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura recebeu durante os dias 14 e 18 de Setembro a visita do assessor técnico do Ministério da Integração Nacional, José Joaquim Carneiro Filho. Foram quatro dias reservados para o conhecimento das ações desenvolvidas pelo projeto. Durante o período em que esteve na cidade, o secretário teve o acompanhamento da equipe de Vitivinicultura.
Juntamente com o grupo de Vitivinicultura, Joaquim Carneiro, visitou algumas cidades contempladas pela iniciativa para observar como estas vem sendo beneficiadas pelas ações realizadas. Candiota foi o primeiro município a receber a presença do representante, juntamente com os professores do Projeto, Maurizo Quadro, Valdecir Carlos Ferri e do bolsista, Gabriel Almeida, que se reuniram junto ao Prefeito e secretário de Agricultura da cidade.
O Assentamento Abrindo Fronteiras, em Hulha Negra, foi o segundo local a ser visitado, onde se presenciou o plantio das uvas americanas, fato que só foi possível devido ao preparo de solo realizado pelo Projeto de Vitivinicultura nos últimos meses. Além de observar o plantio, uma reunião com Secretário de Agricultura da cidade e um representante da EMATER/RS foi realizada.
Na cidade de Candiota o representante do projeto de Vitivinicultura, Gabriel Almeida, e o secretário do Ministério da Integração Nacional Joaquim Carneiro, foram recebidos pelo Prefeito e Secretário de Agricultura do município. O principal tópico discutido foi a participação da cidade no projeto.
O último município visitado foi São Sepé, onde foi realizada uma reunião também com o Prefeito e seu Secretário da Agricultura. Na ocasião, foram tratados assuntos a respeito da Vitivinicultura no local, assim como, a Associação de Produtores criada em 2014, que teve como um dos incentivadores, o Projeto de Vitivinicultura.
Além dos encontros nos municípios contemplados pelo projeto, foi realizada uma visita técnica a Vinícola de Guatambu, localizada em Dom Pedrito, possibilitando o contato com o processo de produção de vinhos e espumantes.
O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da Vitivinicultura no arco Sul da faixa de Fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. As visitas servem para o intercâmbio de conhecimento, visto que durante o desenvolvimento do projeto são selecionadas propriedades com práticas de excelência que sirvam de modelo para a qualificação do processo produtivo.
Confira as fotos das visitas: