Revista Pixo: Fronteiras e bordas

Capa da revista

No dia 10 de março de 2019 foi publicada a 7ª edição da Revista Pixo com a temática “FRONTEIRAS E BORDAS: a investigação do entre na cidade contemporânea”. É dirigida pela mestranda Lorena Maia Resende e pelo mestre Fabrício Sanz Encarnação. A revista busca refletir sobre os territórios e as experiências do entre, das frestas, dos lugares de indefinição espacial e temporal. Através de narrativas, fotografias, mapas, collages, cartografias, essa edição apreende as potencialidades do constante movimento de ruptura e construção das diversas formas de fronteiras e bordas. Pode ser acessada em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/issue/view/812

Dentro dessa edição o viajante e pesquisador deste projeto, Flávio Almansa Baumbach, apresenta um artigo sobre os territórios alagáveis que atingem famílias em vulnerabilidade socioespacial com o título: “Territórios alagáveis e fronteira efêmera: Uma leitura a partir do Ritornelo”.  Na sessão de parede branca da revista, em “Diferenças na fronteira: Um olhar sobre a latente desigualdade das nossas cidades” o autor, através de fotomontagens, expressa sua percepção crítica sobre as travessias que percorreu nas cidades-gêmeas da fronteira Brasil-Uruguay, refletindo sobre as desigualdades sociais tão nítidas nessas cidades.

A autora convidada, Lorena Maia Resende, descreve a partir da filosofia da Diferença, apoiada pelos filósofos Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jacques Derrida, um interessante panorama das potencialidades do termo fronteira na filosofia. A fronteira que se aproxima da diferença e fala sobre as formas de acolhimento, da porosidade das trocas e da alteridade fluida, desde a aceitação do estrangeiro e estranho até a abertura para o reconhecimento de si.