Mapa

A palavra cartografia remete a mapas. Para John Brian Harley (1991) o desejo de demonstrar o espaço através de mapas sempre esteve presente na mente humana. Tradicionalmente conhecemos mapas físicos (que representam as formas do território: topografia, rios, montanhas, etc.), políticos (que indicam a divisão administrativa de continentes, países, estados) e temáticos (que mostram elementos ou fenômenos específicos: mapa linguístico, religioso, climático, etc.).

Os mapas como os conhecemos – porém – não representam todos os aspectos do território pois existem particularidades diversas difíceis de retratar na cartografia tradicional. O método cartográfico descrito por Deleuze e Guattari (1995) busca identificar estas particularidades dos diferentes aspectos presentes no território.

O mapeamento do momento de travessia buscou entender as diferentes percepções surgidas a partir da experiência de cada indivíduo viajante a fim de complexificar o conceito homogêneo até então adotado como linha de fronteira e experimentar as heterogeneidades.

Para apoio do mapeamento foram distribuídos aos viajantes os mapas dos eixos viários das 12 cidades estudadas e no momento da travessia da linha de  fronteira era possível escrever, anotar, desenhar e fotografar pontos de interesse conforme a percepção individual de cada um dos participantes. A pesquisa possui um enfoque qualitativo, não importando assim a quantidade de mapas gerados ou informações absorvidas, mas as experiências subjetivas. A análise dos mapas será realizada com a sobreposição das informações por cidades, cidades-gêmeas, países, temas, etc.

*Texto retirado do resumo expandido: MAPEAMENTO CARTOGRÁFICO DAS CIDADES-GÊMEAS ENTRE BRASIL E URUGUAY, produzido pelos autores dessa pesquisa publicado nos Anais do XXVII CIC/UFPEL.

Referências:
HARLEY, John B. A nova história da cartografia. O Correio da UNESCO – Mapas e cartógrafos. Edição em português, 19 (08). São Paulo: FGV, 1991.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995.

Mapas cartográficos CHUÍ-CHUY

Mapas cartográficos JAGUARÃO-RIO BRANCO

Mapas cartográficos ACEGUÁ-ACEGUÁ

Mapas cartográficos SANTANA DO LIVRAMENTO-RIVERA

Mapas cartográficos QUARAÍ-ARTIGAS

Mapas cartográficos BARRA DO QUARAÍ-BELLA UNIÓN