Vídeo

O procedimento metodológico da produção de vídeo deseja cartografar e documentar por meio de ferramentas audiovisuais: os deslocamentos entre as cidades, a travessia que o grupo de pesquisa fez caminhando pela linha de fronteira, as reuniões e o próprio espaço público, cenário da vida urbana na fronteira.

O projeto pensa o audiovisual como ferramenta indispensável para auxiliar na
percepção da cidade e dos cidadãos contemporâneos, prédios, casas e gestos, que convivem nessa linha, desalinhando-a, alinhando-a. Evidenciar e registrar essa cidade formada por elementos díspares, que acontecem nessas fronteiras físicas que unem/separam os países. Com o material audiovisual captado durante a viagem o grupo tem como objetivo montar e disponibilizar online um documentário sobre os desalinhos da fronteira Brasil-Uruguay, demonstrando os usos e desusos que singularizam esses espaços, bem como os corpos que o compõem, e o transformam.

Os vídeos foram realizados nas 12 cidades e foram estabelecidos 4 eixos principais para a captação das imagens e sons: a caminhada coletiva pelas linhas de fronteira, as reuniões noturnas para compartilhar as experiências vividas em cada cidade, registrar os espaços públicos, as pessoas que o habitam e o constroem fisicamente e subjetivamente.

Na linha de fronteira das cidades-gêmeas Brasil-Uruguay, os espaços públicos são ocupados pelos mais diferentes usuários, que transitam e permanecem de formas muito distintas. A pesquisa ainda está em fase de organização e análise do material, mas pretende reconhecer as diversas atividades exercidas nesses espaços e diagnosticá-los, podendo assim criar diretrizes de planejamento conjuntas para as 12 cidades.

Nesse sentido, o produto audiovisual se coloca como ferramenta indispensável para o reconhecimento e narrativa do processo de pesquisa, pois aborda por um caminho sensível, a estadia dos pesquisadores-viajantes e o uso ou desuso cotidiano dos espaços públicos da linha de fronteira. O audiovisual transpassa a imagem estática e permite uma imersão no espaço que a fotografia e a escrita não alcançam, o uso adequado da imagem em movimento, aliada ao áudio, permite capturar aspectos difíceis de serem captados com outros recursos, tais como expressões corporais, faciais e verbais utilizadas em situações cotidianas.

É importante assinalar que o vídeo não é mera transcrição da realidade em imagens; é necessário considerar o olhar de quem filma, seu posicionamento diante do que está sendo registrado, seus recortes, enquadramentos, escolhas. Apesar de seu quadro de recorte, é capaz de captar os sons e movimentos produzidos na cidade e pela cidade, mesclando e ampliando nossos sentidos.

Os resultados ainda são preliminares, mas já se pode identificar uma série de fatores que aproximam ou diferenciam as cidades gêmeas na linha de fronteira Brasil Uruguai. As dinâmicas que se dão no espaço público, por exemplo, podem ser diretamente relacionadas com o tipo de fronteira estabelecida entre as cidades (sendo ela seca ou fluvial) e a situação e setorização do comércio – principalmente dos free shops.

Esses desalinhos encontrados em cada cidade estão registrados em vídeo, fragmentos de cidade gêmeas, se desdobrarão em outros produtos cartográficos. Pretende-se montar com esse material captado durante as Travessias um documentário principal e outros produtos audiovisuais sobre a fronteira. E também um acervo online dos vídeos não editados, para acesso e uso livre.

Outras características, menos diretas, provavelmente surgirão quando analisarmos o conteúdo gerado, e nos dispusermos a tentar compreender, de forma mais incisiva, as diferentes dinâmicas dos usuários do espaço público na fronteira.

*Texto retirado do resumo expandido: TRAVESSIAS NA FRONTEIRA BRASIL- URUGUAY: DESALINHOS AUDIOVISUAIS SOBRE O ESPAÇO PÚBLICO, produzido pelos autores dessa pesquisa publicado nos Anais do XXVII CIC/UFPEL.

Vídeo da Travessia na linha de fronteira das cidades-gêmeas Chuí-Chuy no dia 25 de agosto de 2018. Autoria de Carolina Clasen.

Vídeo da Travessia na linha de fronteira das cidades-gêmeas Jaguarão-Rio Branco no dia 26 de agosto de 2018. Autoria de Carolina Clasen.

Vídeo da Travessia na linha de fronteira das cidades-gêmeas Aceguá-Aceguá no dia 27 de agosto de 2018. Autoria de Carolina Clasen.

Vídeo da Travessia na linha de fronteira das cidades-gêmeas Santana do Livramento-Rivera no dia 28 de agosto de 2018. Autoria de Carolina Clasen.

Vídeo da Travessia na linha de fronteira das cidades-gêmeas Quaraí-Artigas no dia 30 de agosto de 2018. Autoria de Carolina Clasen.

Vídeo da Travessia na linha de fronteira das cidades-gêmeas Barra do Quaraí-Bella Unión no dia 01 de setembro de 2018. Autoria de Carolina Clasen.