A manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano continua oferecendo ótimas oportunidades em Renda Fixa para quem busca segurança e alto retorno

Por Everton Iberse/Superávit Caseiro

O Brasil historicamente tem o hábito de enfrentar taxas de juros elevadas para combater a inflação, e isso se converte em ótimas oportunidades de investimento, tanto em títulos públicos quanto privados, que oferecem altas taxas de retorno. Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), em 2022 foi movimentado R$ 457 Bilhões em títulos de Renda Fixa, volume recorde na série histórica iniciada em 2012.

O Banco Central prevê a taxa de juros em torno de 12,5% durante o ano, enquanto a inflação projetada é de 5,1%. Diante disso, nós do Superávit, decidimos indicar os melhores investimentos em renda fixa para você surfar nessa alta de juros e investir com segurança.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um investimento em que você empresta dinheiro ao país, nesta modalidade o investidor se torna credor do Tesouro Nacional. A rentabilidade é indexada à taxa básica de juros e mais uma quantia pré-definida no momento da compra do título. Nessa modalidade a rentabilidade é pós-fixada e pode sofrer variações conforme as reuniões do Comitê de Políticas Monetárias ocorrem e alteram a taxa básica de juros. É um ótimo investimento para reserva de emergência.

Tesouro IPCA+

O Tesouro IPCA+ segue a mesma lógica do Tesouro Selic, o investidor empresta dinheiro ao país, porém, ao invés de ser indexado à taxa básica de juros, o papel segue a inflação e é acrescido de mais uma quantia, que também é pré-definida no momento da compra. O Tesouro IPCA, por estar atrelado à inflação, é mais volátil, portanto é recomendado que seja levado até o vencimento, aproveitando-se assim dos altos lucros reais proporcionados pelo investimento.

CDBs

Os Certificados de Depósito Bancários seguem o modelo do Tesouro Direto, porém, ao invés de emprestar dinheiro ao Tesouro Nacional, você empresta para o banco. Nessa modalidade é possível aplicar tanto em investimentos que rendam o IPCA quanto o CDI. Porém, é necessário cautela durante a escolha da aplicação, pois apesar de ter ótimas oportunidades de investimento, alguns papéis possuem rendimento menor que o Tesouro Direto.

LCIs/LCAs

As Letras de Crédito (Imobiliário e Agronegócio) são investimentos que recentemente caíram no gosto popular, isentas de imposto de renda e protegidas pelo FGC, conseguem oferecer boa rentabilidade e segurança para os investidores que buscam deixar o dinheiro aplicado sem retirar antes da data do vencimento. Tal qual os CDBs, a rentabilidade das LCIs e LCAs também pode ser definida tanto pelo IPCA quanto pelo CDI.