Por Everton Iberse/Superávit Caseiro

Uma das principais maneiras de proteger o patrimônio é a diversificação, e uma das estratégias que mais tem conquistado o investidor são os investimentos em dólar.

Os Estados Unidos possuem a economia mais sólida e desenvolvida do globo, sendo referência quando o assunto é estabilidade e confiança, por isso, é um dos destinos favoritos para investidores que buscam proteger sua carteira da inflação, buscar novas oportunidades ou que estão apenas procurando alternativas de como fugir do risco Brasil. 

Em períodos de crises mundiais e instabilidade econômica, os investidores tendem a aplicar seu dinheiro em moedas fortes e que passem segurança, nesses momentos a bolsa brasileira geralmente apresenta um movimento inverso da americana, enquanto a primeira está em queda, a outra está em alta, pois ocorre uma busca por segurança. Nesse sentido, o mercado norte americano se torna extremamente atrativo para quem busca investir fora de seu país de origem, tanto na moeda como nos ativos negociados no país. 

Mas afinal, quais são as principais formas de investir em dólar?

Existem duas formas de investir em dólar: a primeira delas é através de investimentos que possuem custódia no Brasil, como Fundos Cambiais, Fundos  de Investimento Internacional, ETFs e BDRs. Essa estratégia é recomendada para quem quer dolarizar sem lidar com a burocracia de enviar seu dinheiro para o exterior e fugir da inflação brasileira. Porém, é necessário pontuar que a custódia dos ativos aqui no Brasil deixam o investidor preso à legislação brasileira.

A segunda maneira é investindo diretamente no exterior, para isso é necessário realizar a abertura de conta em alguma corretora do país, e a partir disso mandar seu dinheiro para lá, mas, além da burocracia são apresentados custos sobre a conversão de moedas e a transferência. Além disso, algumas corretoras brasileiras estão investindo em contas internacionais, que facilitem o acesso a investimentos fora do Brasil sem a necessidade da abertura de contas no exterior, mas ainda possuem os custos da conversão do real para o dólar. Outra forma que merece destaque é através da abertura de Offshores em paraísos fiscais, que concedem diversos benefícios tributários aos investidores, além da estabilidade política e econômica do local escolhido.