Neste dia 6 de março o site Superávit Caseiro, um projeto de extensão do curso de Jornalismo do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), está completando um ano de atividades. Coordenado pelo professor Eduardo Ritter, o projeto conta hoje com a atuação de quatro acadêmicos do curso de Jornalismo da UFPEL: Fátima Tauil, Vitoria Alves dos Santos, Everton Iberse e Carolina Pinho, além de colaboradores externos que participam com a produção de textos para as seções de “Investimento” e “Opinião”. No dia em que completa um ano de atuação, o Superávit Caseiro chega a marca de 44.345 acessos, representando uma média superior a 120 acessos diários.

Criado para produzir conteúdos voltados para economia e finanças com ênfase no jornalismo econômico de serviços, o site voltou às suas atividades com o início do semestre letivo da UFPEL no dia 31 de janeiro. Dentre os objetivos, o projeto busca  contribuir com o desenvolvimento regional através da produção de textos jornalísticos que não apenas informem, mas também que auxiliem na alfabetização financeira da população, promovendo a circulação de informações relacionadas ao âmbito econômico e financeiro, com prioridade para pautas de serviço (finanças pessoais). Além disso, o Superávit Caseiro visa propiciar um espaço para a prática jornalística dos estudantes contribuindo para o desenvolvimento social e regional.

“Completamos este um ano de atividades com um bom ritmo de produção de conteúdo e uma boa resposta do público. Esperamos em 2023 ampliar ainda mais a nossa atuação, com a produção de notícias, reportagens, perfis, entrevistas, dicas de investimento e textos opinativos sobre o que diz respeito, especialmente, à microeconomia”, avalia o coordenador do projeto.