Por Carolina Ferreira/Superávit Caseiro

As mudanças econômicas que ocorrem no Brasil e no mundo podem afetar diretamente o dia a dia de uma empresa. Variações no mercado financeiro, decisões políticas e acontecimentos mundiais moldam a economia e se tornam assuntos relevantes para ocrescimento ou para uma possível crise na sua empresa. É nesse sentido que surge a consultoria econômica-financeira, um mercado promissor que busca prestar um serviço especializado para organizações ou empresas. 

O professor André Paiva Ramos é economista e mestre em economia pela PUC-SP, doutorando em economia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente integra a diretoria do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (Sindecon-SP) e é professor de economia na Universidade Cruzeiro do Sul. Além disso, já foi professor de economia na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), na Universidade Paulista (Unip), trabalhou no Unibanco, na Natura e na EY. Atualmente é consultor econômico-financeiro na ACLacerda Consultores (www.aclacerda.com). 

SUPERÁVIT – O que é a consultoria econômica-financeira?

ANDRE PAIVA – A consultoria econômica-financeira trabalha com temas principalmente no nosso campo de atuação: análises macroeconômicas, setoriais e financeiras. Então, desde análises sobre economia internacional, sobre variação de preços de commodities, medidas econômicas, perspectivas para economia, perspectivas para o setor, desempenhos do setor de economia, e como tudo isso, todos esses aspectos econômicos, essas políticas econômicas influenciam uma determinada questão específica. 

SUPERÁVIT – Como ela funciona? Em que momento uma empresa ou organização deve procurá-la?

ANDRE PAIVA – Então, por exemplo, pode ser o planejamento estratégico financeiro de uma empresa, pode ser um processo, um caso envolvendo questões concorrenciais, envolvendo questões tributárias, envolvendo operações do mercado financeiro, envolvendo decisão de aquisição ou de realização de investimentos por parte de uma empresa, envolvendo casos de concessões. Ou seja, são inúmeros casos em que a gente precisa integrar análises macroeconômicas, setoriais e variáveis econômicas para algum tema específico que também envolve análises financeiras. Principalmente análises por exemplo de uma empresa, ou de um valuation de alguma empresa, de um planejamento financeiro. Ou seja, auxilia na operação desse planejamento financeiro e do orçamento de uma empresa. De realização de projetos de viabilidade econômica-financeira de empresas, de investimentos, todas essas questões envolvem análises econômico-financeiras. Dessa forma, em todos esses casos é muito importante a contratação de um economista para poder auxiliar nessas análises. Além disso, a gente tem uma relação muito grande em casos no âmbito judicial. Então tem muita oportunidade para os economistas auxiliarem empresas, pessoas físicas, jurídicas em casos de processos judiciais, seja como perito judicial, que também é importante essa noção de análise econômico-financeira, ou seja, assistente técnico das partes. Então tem um campo de atuação muito importante do economista também no âmbito judicial e tem muito trabalho para os economistas nessa área e também muitas das consultorias econômicas atuam nessa frente. 

SUPERÁVIT – Quais setores da economia costumam buscar por esse tipo de consultoria?

ANDRE PAIVA – Além de empresas, tem um campo muito específico de atuação dos economistas que estão assessorando entidades setoriais. Ou seja, entidades que representam setores, que representam empresas de determinados grupos, determinados setores. 

SUPERÁVIT – As empresas brasileiras estão sofrendo até hoje as consequências da pandemia. A consultoria econômico-financeira pode ajudar essas empresas? De que forma?

ANDRE PAIVA – De fato, as empresas se viram numa situação muito atípica diante da pandemia, paralisações de atividades, totais ou parciais, uma incerteza muito grande envolvendo volatilidade muito forte de ativos, principalmente ativos financeiros. Muitas empresas viram a sua demanda cair significativamente. Então, diante dessa situação a consultoria econômica-financeira teve um papel muito importante para ajudar as empresas e os investidores, associações empresariais a entender qual era o cenário, a pleitear medidas econômicas para mitigar os impactos. Então avaliar quais medidas econômicas seriam muito importantes e quais eram os planejamentos que essas empresas iriam adotar. Outra frente muito importante que se teve nessa questão de análises macroeconômicas financeiras foi a parte de reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Dada essa situação atípica, muitas empresas e associações se viram na necessidade de renegociar contratos, contratos entre instituições privadas ou mesmo entre instituições privadas e o setor público. Então a análise, a consultoria econômico-financeira teve um campo muito importante de atuação para embasar esses pleitos de reequilíbrio econômico financeiro.

SUPERÁVIT – Há uma previsão de melhora para setores específicos da economia?

ANDRE PAIVA – A economia brasileira atualmente convive com uma situação de piora no seu desempenho econômico, a gente está vivenciando, principalmente depois do que aconteceu com as lojas Americanas, e agora com essa crise bancária nos Estados Unidos, a crise do Credit Suisse, e um aperto monetário muito grande. Então a taxa básica de juros Selic muito alta, combinado com uma queda na renda real das famílias e uma elevação do custo do crédito, a gente tem vivenciado uma perspectiva de que a economia brasileira deve apresentar um sinal de piora, dada essa questão do crédito. Se os bancos tiverem um comportamento prolíficos, de restringir ainda mais o crédito, colocarem condições muito restritivas para empresas e pessoas físicas e famílias, e oferecerem crédito muito caro, muito oneroso, a perspectiva é que o cenário econômico pode ter um crescimento bem inferior a 1%, que hoje é o que tem se falado no mercado para 2023. Então a situação econômica tem cada vez mais apresentado preocupações, sendo muito importante um dos principais aspectos, o cupom o mais breve possível anunciar uma redução na taxa de juros.