Por João Victor Rodrigues

O governo divulgou nesta segunda-feira, após reunião reservada com empresários do setor da construção, o plano de ampliar a linha Pró-Cotista, que oferece financiamento imobiliário com taxas reduzidas para aqueles que possuem dinheiro no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e pretendem comprar casa própria. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a medida, que depende da autorização do conselho curador do FGTS, pretende diminuir os juros da linha de 8,4% para 7, 6% ao ano  + TR. (Taxa Referencial). O conselho curador do FGTS deve analisar o assunto em reunião marcada para o dia 21.

Esta medida é resultado da tentativa do governo de evitar a sobra de recursos do FGTS, que obteve queda na quantidade de projetos contratados pelas construtoras em meio da disparada dos custos. Dessa forma, o orçamento do FGTS para a área de habitação está sendo realocado, aumentando subsídios e reduzindo taxas de juros para elevar a atratividade das operações.

Também existe o objetivo de elevar o orçamento da linha Pró-Cotista, que atualmente se encontra na casa dos R$ 1,5 bilhão. O valor ainda não foi divulgado.