Após uma série com oito quedas consecutivas, o dólar voltou a subir e está cotado no início da tarde de hoje a R$4,79. Conforme reportagem da Folha de S.Paulo, a alta se deve a forte queda do petróleo no mercado internacional. Segundo o texto, um lockdown em Xangai,na China, com o avanço da Covid-19, e a expectativa nas conversas entre Rússia e Ucrânia causaram a desvalorização da matéria-prima devido a preocupações sobre redução na demanda por paralisações nas cadeias de suprimentos no caso de um eventual aumento da oferta russa de interromper os ataques.

Além disso, a desvalorização de uma das principais commodities brasileiras também levou a uma baixa de empresas petrolíferas na Bolsa de Valores brasileira. Somando-se aos juros altos, o setor de matérias-primas é um atrativo para investidores estrangeiros no Brasil. Já o Ibovespa caía 0,65%, chegando aos 118.306 pontos no início da tarde de hoje.

Outro fato importante é a publicação da pesquisa semanal Focus do Banco Central, que mostrou aumento na projeção de inflação para 2022 de 6,59% para 6,86%. Já para 2023 foi de 3,75% para 3,8%.