Apresentação

No ano de 2021 a 7ª edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão tem como temática o papel político, social e científico da Universidade na sociedade atual.

Entendemos que as universidades públicas têm, no cenário atual, que reforçar e enfatizar o seu papel de destaque no desenvolvimento do país, sublinhando a sua excelência na formação de profissionais, na produção científica, nos processos educativos, de modo geral, nos estímulos e produção à arte, à cultura, à inovação, à pesquisa, ao ensino de qualidade e à extensão, fazendo-se chegar às comunidades e à sociedade de maneira ampla e fundamental. Todas essas tarefas precisam ser balizadas por muita reflexão, diálogo e ações que produzam conhecimento e transformação social.

Assim, este ano, o tema que une os cinco congressos em pauta (Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação) se volta a dar visibilidade aos saberes e fazeres acadêmicos em prol de uma valorização da educação e do ensino público em benefício social, intelectual, econômico e cultural das pessoas e de toda a sociedade.