Conectando Conhecimento – Nº7

O trabalho intitulado como “Compreendendo a percepção dos consumidores de vinho usando a técnica de associação de palavras livres” foi publicado na revista Journal of Culinary Science & Technology.

Os últimos anos vêm se mostrando promissor para a indústria de vinhos, a compreensão da avaliação do consumidor, devido às mudanças significativas na tendência e ao aumento de consumo, sendo cada vez mais importante. As atitudes e preferências dos consumidores no mercado de vinhos estão em constante evolução, e o que antes era considerado tendência para pequenos nichos de mercado, agora está se expandindo para outros segmentos. Variedade da uva, país de origem, teor alcoólico e preço são alguns dos atributos considerados na hora da compra de um vinho, porém o comportamento do consumidor não é racional, diversos processos inconscientes também influenciam na decisão de consumo. Um método rápido que avalia as percepções dos consumidores é a técnica de associação de palavras, por oferecer informações cognitivas partindo da ideia de que a primeira associação que vem à mente dos participantes pode ser a mais relevante no momento da decisão de consumo. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi identificar a percepção dos consumidores brasileiros sobre o consumo de vinho, através do método de associação de palavras. O trabalho foi realizado por alunos e professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através de questionário do google forms que ficou disponível por 30 dias. O teste consistiu na apresentação de uma palavra estímulo que era vinho e nenhuma descrição ou imagem do vinho foi fornecida. Foram obtidas 524 respostas e as palavras foram agrupadas em 8 categorias: “Atributos/características”, “confraternização”, “alimentos”, “cultura”, “curiosidade”, “inovação”, “saúde” e “sentimento/prazer”. A categoria mais citada pelos consumidores foi “sentimento/prazer”, com uma frequência de 47% e está associada a alegria, felicidade, paixão, amor, tranquilidade, frio e prazer, palavras que se referiam a momentos românticos ou de relaxamento. Observou-se também que mesmo sendo uma avaliação sobre vinho, alguns participantes mencionaram pessoas como referência, como as palavras pai, avó, ex-marido e sogro, possivelmente por estes participantes consumirem vinho na companhia destas pessoas, gerando nostalgia, lembranças e experiências, possibilitando ações de marketing. Neste trabalho não foram mencionadas palavras negativas. O uso da técnica de associação de palavras possibilitou identificar como o consumidor percebe e se identifica, sendo o “sentimento/prazer” decisivos na escolha do vinho e contribuem para a sua aceitação e utilização nos momentos de convívio. Além disso, estudos futuros são necessários com os não consumidores para entender sua percepção e propor alternativas de novos desenvolvimentos para ampliar o público consumidor.

Publicado em 05/10/2021, na categoria Notícias.