Início do conteúdo

Conectando Conhecimento – Nº5

O livro intitulado como “Descomplicando a Análise Sensorial: Grãos e Derivados”, foi publicado em agosto de 2021 e neste e-book você encontrará todas as ferramentas necessárias para a análise sensorial de grãos e derivados.

A análise sensorial é uma ciência de relevante importância no setor de alimentos, permitindo correlacionar padrões de tecnologia de processamento, controle de qualidade e desenvolvimentos de novos produtos, com as impressões que o produto causa no consumidor.

Conhecer os cereais, pseudocereais e plant based e entender as alterações sensoriais oriundas de diferentes processamentos ou condições de armazenamento é de fundamental importância. Aliado a isto, estabelecer uma relação para entender os anseios sensoriais dos consumidores se torna cada vez mais importante para ampliar o mercado consumidor. É importante destacar que a qualidade sensorial de um produto e a manutenção da mesma é imprescindível para a aceitação e a fidelização do consumidor em um mercado cada vez mais competitivo. Cereais, pseudocereais, plant based e seus derivados, já presentes na alimentação cotidiana de muitos, apresentam atributos próprios específicos exigidos pelos consumidores no momento da compra e consumo. Devido a necessidade de estabelecer padrões de qualidade sensorial de um produto, entender o anseio dos consumidores e estabelecer uma relação entre o estilo de consumo de cada população, surgiu a necessidade da criação deste livro com cunho teórico-prático, com intuito de abordar os métodos sensoriais mais adequados para análise sensorial em cereais, pseudocereais e plant based. Explanar de forma clara e objetiva os principais pontos de cada teste sensorial a ser aplicado, entender como tabular e interpretar os dados de forma correta, as formas mais corretas de preparo de amostra e de como realizar o treinamento de uma equipe serão abordados neste livro.

Este livro de análise sensorial é destinado a discentes e profissionais da área de alimentos e agronômica, que buscam grãos com melhor qualidade tecnológica, nutricional e sensorial.

Link para acesso ao e-book: https://bit.ly/3jdqbTO

Publicado em 31/08/2021, na categoria Notícias.