Mato Grosso do Sul tem 1.028 barragens irregulares, o que representa 30% do total registrado no estado. Os dados são do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), órgão que fiscaliza, monitora e analisa as documentações apresentadas pelos responsáveis por estas construções. Para a matéria completa, acesse aqui. BR-163, em Campo Grande após o rompimento da barragem — Foto: Divulgação g1 MS). Fonte: g1 MS.
Em Jaraguari (MS), a barragem de uma represa, que fica dentro de um condomínio de luxo, se rompeu. A água invadiu as casas, mas, apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. Parte do trecho da rodovia que dá acesso ao estado vizinho de Mato Grosso ficou inundada. Para a matéria completa, acesse aqui. Barragem rompe em Jaraguari (MS). (Foto: reprodução de JR na TV/Do R7). Fonte: JR na TV.
No dia 10/08/2024, foi realizado o Simulado de Emergência da Barragem da Usina Hidrelétrica Passo São João, no qual a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Estado, através da CREPDEC 5, se fez presente. Esse exercício visou preparar e integrar as forças de segurança do Estado, a equipe técnica da barragem e a população das áreas potencialmente afetadas em caso de rompimento. Para a matéria completa, acesse aqui. Simulado emergência barragem 4 (Foto: Defesa Civil, RS). Fonte: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (RS).