Esclarecimento sobre reajuste aos participantes bolsistas do Programa Residência Pedagógica

Gostaríamos de manifestar a importância dos Programas de formação de professores, como os do Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O PRP tem viabilizado milhares de estudantes de licenciatura a dar continuidade aos estudos em uma Universidade. Há 10 anos (desde 2013) a bolsa não tem reajuste e muitos estudantes tiveram a necessidade de complementar a renda e/ou abdicar dos estudos.

Nesta semana (16/02/2023), tivemos a notícia oficial sobre o reajuste, tão esperançado pelos estudantes da graduação, após alguns anos de incerteza, de cortes em bolsas concedidas e de atrasos no pagamento.

Compartilhamos o link de acesso ao teor da nota oficial da CAPES a respeito do reajuste das bolsas concedidas aos programas voltados para a Educação Básica: PRP, PIBID e PARFOR. Os valores do reajuste  estão especificados na nota oficial, conforme link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/bolsas-de-formacao-de-professores-sobem-75.

A Coordenação institucional do PRP/UFPel recebeu o esclarecimento de que a folha de pagamento, referente ao mês de fevereiro de 2023, será processada considerando os novos valores anunciados, com previsão de pagamento até 10/03/2023.

Publicado em 17/02/2023, na categoria Notícias.