A representação da UFPel exercida pela Profª Dra. Madalena Klein (FAE) junto ao Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Assistência Social (SAS) – NUEP-SUAS segue proporcionando iniciativas de integração e desenvolvimento mútuo que enriquecem a formação de discentes e somam qualidade na prestação do serviço público à comunidade de Pelotas.
A parceria, além de capacitar para as práticas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), também auxilia na expansão da curricularização das atividades de extensão da Universidade ao oportunizar aos estudantes o contato com a realidade da rede de assistência social do município.
Neste ano a UFPel está engajada na capacitação de Famílias Acolhedoras por meio da participação efetiva de duas unidades: Faculdade de Enfermagem (FE) e Faculdade de Nutrição (FN), com perspectiva de ampliação para outras em 2025.
O programa Famílias Acolhedoras visa proporcionar um ambiente familiar temporário para crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias de origem devido a situações de violência, abuso, negligência ou outras formas de vulnerabilidade. As famílias voluntárias (16) acolhem crianças e adolescentes (30) em suas casas oferecendo cuidado, afeto e proteção enquanto é aguardada a resolução da situação que levou ao afastamento. O programa é, portanto, uma alternativa ao acolhimento institucional, o que proporciona vivência em uma família convencional, contribuindo para a reintegração à família de origem ou, na impossibilidade, para a inserção em uma nova família por meio da adoção.
Até o momento, duas atividades foram realizadas no objetivo de qualificar o desempenho das famílias.
A “Jornada de Cuidados” desenvolvida por alunas da Faculdade de Enfermagem sob coordenação da Profª Dra. Deise Cardoso Soares.
E a oficina “Sabores do Cuidado” realizada por alunas da Faculdade de Nutrição com coordenação da Profª Dra. Graziele Guimarães Granada.
As ações em desenvolvimento são expressões do papel da universidade em seu objetivo de formação aliado à prática extensionista ao estabelecer uma conexão entre teoria e prática em uma relação dinâmica e transformadora entre a universidade e a sociedade.