Recentemente, a UFPel passou a integrar o Comitê Gestor Quilombola de Pelotas, estrutura de participação que tem por finalidade promover a articulação dos órgãos e entidades envolvidos na implementação, monitoramento e avaliação das ações e políticas públicas relacionadas às comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Criado informalmente em 2015, e depois instituído pelo Decreto Municipal 6.715/2023, o Comitê conta com representantes das quatro comunidades quilombolas do Município – Algodão, Cerrito, Alto do Caixão e Vó Elvira e está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pelotas (SDR). A UFPel está representada pelas servidoras Cláudia Molet (titular) e Rosane Rubert (suplente).

A primeira reunião com a participação institucional foi realizada no auditório da SMED e contou com presença das Secretarias de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Rural, além de representantes das comunidades do Algodão e Alto do Caixão.

Entre os assuntos da pauta foi abordada a necessidade de reforçar as ações específicas relacionadas à Lei 10.639/2003 nas escolas frequentadas por estudantes quilombolas, em razão dos reiterados casos de racismo envolvendo crianças das comunidades, assim como pela constatação da resistência para serem abordadas temáticas relacionadas à cultura quilombola nos espaços escolares.

A produção agrícola também foi tema da reunião, quando as lideranças das comunidades solicitaram maior agilidade do executivo municipal para disponibilizar maquinários para o trabalho agrícola conquistados por meio de emendas parlamentares.

O encontro ensejou à representante da UFPel, Profª Rosane Hubert, ressaltar a importância dos integrantes das comunidades participarem dos fóruns de debates sobre o processo seletivo especial para ingresso de jovens quilombolas no ensino superior.

Cursos/Servidores interessados em se aproximar da temática por meio do Comitê podem contatar com representa@ufpel.edu.br para serem direcionados às representantes da UFPel.