A UFPel é uma das instituições que compõe a Subcomissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, do Ministério da Educação, que propõe estruturar, de forma sistêmica, a gestão de documentos no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal.
Tendo como principais finalidades racionalizar a produção e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação, fortalecer os serviços arquivísticos, preservar o patrimônio documental arquivístico e garantir o acesso aos documentos de forma ágil e segura, o SIGA é integrado pelo arquivo nacional como órgão central, por órgãos setoriais e também seccionais, como é o caso das unidades responsáveis pela coordenação das atividades de gestão de documentos e arquivos das universidades públicas federais.
Pela UFPel atuam como representantes institucionais na Subcomissão MEC/SIGA os servidores Flávio Villela de Oliveira (titular) e Alessandro Aquino Dias (suplente) que, no último dia 29/01, participaram de encontro com o serviço de acompanhamento da PREC visando integração, trocas e atualizações. Na reunião ficou evidenciado que a equipe do setor vem, gradativamente, concretizando um plano de melhorias a partir das orientações técnicas emanadas do sistema nacional, ao que se somam ações de valorização da documentação institucional a partir de parceria interna com cursos afins.