A UFPel está sintonizada com as demandas sociais em torno da população idosa e atua ativamente nas organizações que objetivam a valorização e qualificação das políticas públicas na área.

Atualmente, a universidade está com representação ativa no Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPIPel), Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RENADI), Comitê Gestor Municipal da EBAPI-Pelotas, Conselho Estadual do Idoso (CEI-RS) e no Fórum Gaúcho das Instituições de Ensino Superior com Ações voltadas para o Envelhecimento.

Em representação institucional junto ao Conselho Estadual do Idoso, em 8, 9 e 10 de setembro a Profª Giovana Duzzo Gamaro participou da 7ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa realizada em Porto Alegre, quando também atuou pela Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI/UFPel) e como delegada municipal.

Conferência Estadual do Idoso (Porto Alegre, setembro de 2025))

A delegação de Pelotas contou ainda com outros 6 delegados vinculados ao CMPIPel: Willi Wetzel Júnior e Lucimara Balhego Fão Wailla, presidente e vice-presidente do Conselho; Márcia Ferro Amarro, Raquel Bento Cardoso, Fabiana Cardoso Neitzel e Mônica Tavares Mazina, que no evento tiveram a oportunidade de apresentar e debater sobre demandas municipais que serão encaminhadas para 6ª Conferência Nacional dos Direitos Pessoa Idosa a ser realizada entre os dias 16 a 19 de dezembro de 2025, em Brasília.

Discussões em relação à promoção de saúde, criação de novos espaços de convivência e a ampliação do acesso a serviços foram destacadas na Conferência. Também foi debatida a importância da inclusão digital, do bem-estar psicológico, assim como sobre a necessidade da educação continuada, importante ferramenta de inclusão e valorização da pessoa idosa. Pela interação com representantes de diversos municípios, os delegados puderam trocar experiências e fortalecer a rede de apoio mútua, assim reafirmando o compromisso de Pelotas em se tornar uma referência em políticas públicas para a longevidade.

No mesmo período, a representante da UFPel participou também da plenária mensal do CEI-RS e dos trabalhos da Comissão de Apoio e Assessoramento aos Municípios do Conselho.

Reunião Plenária do CEI-RS

 

Veja eventos programados na área: