A UFPel segue como instituição integrante do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim e São Gonçalo, criado pelo Decreto nº 44.327 de 06/03/2006.
Em Reunião Ordinária realizada no último dia 11/04 no Centro Tecnológico de Pelotas, com a participação da servidora representante Erika Matte Peralta (ALM/GR) e com a presença do Pró-Reitor Fábio Garcia Lima (PREC), a UFPel foi eleita para a exercer a titularidade em um dos assentos do Grupo II – Categoria Instituições de Ensino Superior/Técnico, Pesquisa Científica e Extensão. Foram igualmente eleitas EMBRAPA, IRGA e EMATER e, como suplentes, FURG e UCPel.

Reunião ordinária de eleição – 11/04/2025.
Também esteve na pauta a eleição da direção para o período 2025-2026, que ficou assim constituída: Presidência: Jonas Velasquez Barreiros (Prefeitura Municipal de Jaguarão) – Vice-presidência, Fabiane Vergara (SINDUSCON).

Reunião do Comitê – 11/04/2025
Os Comitês de Bacia são colegiados instituídos oficialmente pelo Governo do Estado, formados majoritariamente por representantes da sociedade e de usuários das águas. Considerados como verdadeiros “parlamentos das águas”, sua função é discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usuários da água de uma bacia hidrográfica visando a harmonização dos usos e a mediação de conflitos.
A Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo está localizada na Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas, com área de 28.499 km². Os municípios que compõem a Bacia são os seguintes: Aceguá, Arroio do Padre, Arroio Grande, Bagé, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Turuçu.