A UFPel está integrando o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR), espaço de debates entre o Poder Legislativo e a sociedade sobre temas de relevância para o estado. Neste ano, a temática central a ser debatida será “PACTO RS 25: O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL É AGORA”.
A crise climática que assola o Rio Grande do Sul aponta a urgência de assumir os desafios colocados por um mundo em transformação. Os desastres naturais de setembro e novembro de 2023 e maio de 2024 sinalizaram que reconstruir as estruturas impactadas não é suficiente, visto que as causas se vinculam a um modelo de desenvolvimento que vem gerando graves desequilíbrios ambientais e o aprofundamento das vulnerabilidades sociais em todo o planeta.
Frente à essa realidade, o FDDR projetou uma agenda de encontros de abril a setembro que culminará com o estabelecimento das Diretrizes para a Política de Transição Ecológica do RS, com vistas a uma economia mais sustentável do ponto de vista ambiental e mais equilibrada do ponto de vista social, territorial e econômico. Isso, indubitavelmente, com a intensa colaboração da comunidade científica.

Reunião com o Representante Geral da UFPel no FDDR, Pró-Reitor Fábio Garcia Lima.
Em consonância com os seus objetivos institucionais e em atendimento à responsabilidade social universitária a UFPel está integrada a esse movimento. Além da designação de representantes institucionais que atuarão nos eventos estaduais, está sendo criado um grupo articulador que colaborará na participação da universidade no Fórum, de forma a produzir proposições a serem apresentadas em cada um dos eixos de debates: Transição Ecológica; Sustentabilidade na indústria, comércio e nos serviços; Sustentabilidade na Agricultura e Pecuária, e Desigualdades Regionais e Sociais.

Reunião de preparação, PREC, em 04/04/2025.