Neste dia 02/04 aconteceu a primeira reunião do Conselho Consultivo da Reserva Biológica de Mato Grande, após os transtornos das enchentes de 2024 que atingiram fortemente o local. Estiveram presentes, pela UFPel, o novo representante titular, Prof. Jeferson Bugoni (IB), a representante suplente, Profª Ana Rui (IB) e Silvia Bauer Barcellos (PREC), realizando acompanhamento do encontro.

Conselho Consultivo REBIO-MG – abril/2025

Além da participação institucional no coletivo, a UFPel vem colaborando com a SEMA/Pelotas no sentido de mobilizar servidores pesquisadores para ações integradas na REBIO e em apoio ao processo participativo de planejamento, em andamento.

Na reunião realizada foi apresentado e debatido o termo de referência para contratação de consultoria que atuará na  elaboração do Plano de Manejo, documento técnico que vai prever o zoneamento e as normas de uso da unidade de conservação.

A REBIO está localizada no município de Arroio Grande/RS, em área de 5.161 ha, que inclui o Banhado Mato Grande junto à Lagoa Mirim e Canal de São Gonçalo, a sudeste do distrito de Santa Isabel.

Em 2025, a reserva completa 50 anos de sua criação.

Quer saber mais? Visite: https://www.sema.rs.gov.br/reserva-biologica-do-mato-grande