A Universidade Federal de Pelotas é instituição membro do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática instituído pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio do Decreto Nº 57.647, de 3 de junho de 2024.
Composto por 43 especialistas e pesquisadores para atuação conjunta em eixos fundamentais para o processo de reconstrução do Rio Grande do Sul, o órgão colegiado está sob coordenação da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia.
Recentemente, o representante da UFPel, Prof. Marcelo Félix Alonso (FAMET), participou de ações especiais programadas durante a 47ª Expointer: Roda de Conversa Construção de Resiliência no Agro Gaúcho e a Reunião Extraordinária do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática (fotos).
O Comitê tem atribuições consultivas e propositivas acerca dos aspectos técnicos, tecnológicos e científicos referentes às ações e políticas públicas voltadas para a adaptação e resiliência climáticas no que se refere ao plano de reconstrução do Estado, o Plano Rio Grande.