A Representação Institucional se traduz, basicamente, em relação recíproca de influência nas organizações externas de participação e deliberação.

A UFPel, entre as 83 instâncias em que se faz presente, mantém representação nas que se vinculam a sistemas participativos nacionais que integram esferas estaduais e municipais de governo e referem-se a políticas públicas como saúde, educação, cultura, meio ambiente e direitos de mulheres, idosos, pessoas com deficiências, etc.

Após tendência ao desinvestimento na arquitetura da participação social no Brasil, com limitações no funcionamento dos colegiados nacionais e o enfraquecimento da transparência e da participação social nos Conselhos, inclusive nas Conferências nacionais, a participação cidadã, essencial para a formulação de políticas sociais mais inclusivas e democráticas, passa por um processo de revitalização.

Em abordagem reconstrutiva, a Secretaria Nacional de Participação Social constituiu Grupo de Trabalho Técnico sobre Colegiados, Conselhos e Conferências Nacionais, que elaborou uma Cartilha de Recomendações. A partir de um diagnóstico  das iniciativas de participação social, o grupo desenvolveu recomendações que orientam o funcionamento de instâncias de gestão participativa.

Considerando que especialmente para as Conferências nacionais é de grande importância a prévia mobilização e organização nos municípios e estados enquanto bases geradoras de ideias e proposições, a UFPel disponibilizou as orientações aos seus representantes de modo a tornarem-se agentes efetivos da qualificação democrática dos espaços em que atuam.

A Cartilha pode ser acessada em: https://bit.ly/CartilhaRecomendacoes