autoavaliação

1. Método (técnicas, instrumentos, formas de análise, frequência de coleta de dados)

A fim de auxiliar o desenvolvimento do processo de autoavaliação, foi desenvolvida pela Comissão de Autoavaliação a “Ferramenta PROGRAU para Autoavaliação – Área de Arquitetura, Urbanismo e Design”, baseada na ficha de avaliação da CAPES – que se estrutura nos campos PROGRAMA, FORMAÇÃO, IMPACTO NA SOCIEDADE.

Essa ferramenta é composta por uma tabela geral com as seguintes colunas: Itens de avaliação, Indicadores de avaliação, Fonte/Ferramentas/Instrumentos (para coleta de dados), Indicadores de desempenho, Resultados e Parâmetros de avaliação. Complementando a Ferramenta há uma série de planilhas de organização dos dados coletados projeto de autoavaliação (2021-2023).

2. Apresentação

O processo de autoavaliação do PROGRAU constitui-se como um processo participativo que envolve toda a comunidade acadêmica – docentes, discentes e funcionários Técnico-Administrativos – assim como os egressos do Programa.

É proposto um diagnóstico geral do Programa com fins de consolidação e incremento de melhorias para responder às expectativas em relação ao futuro (Visão), seguindo os princípios norteadores e compromissos assumidos pelo PROGRAU, que representam as convicções, a conduta e o comportamento dominante dos seus integrantes (Valores).

Alinha-se às diretrizes definidas pelo planejamento da Universidade Federal de Pelotas através de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022-2026) (https://wp.ufpel.edu.br/planejamentoufpel/files/2022/06/PDI-c-Art-21-diag.pdf).

Do Plano de Desenvolvimento Institucional são incorporados os objetivos básicos ligados à pós-graduação: incrementar e institucionalizar políticas de integração e intercâmbio com outras universidades e organizações; consolidar as políticas de internacionalização na UFPel; valorizar a produção e a difusão cultural e artística; intensificar as relações entre a universidade e a sociedade, produzir e disseminar conhecimentos culturais científicos e tecnológicos; desenvolver ações continuadas de qualificação dos servidores e expandir a Pós-Graduação.

A construção deste Projeto de Autoavaliação diz respeito ao primeiro item – PREPARAÇÃO -, no contexto das definições presentes no Documento de Autoavaliação da DAV/CAPES, a saber: preparação, implementação, divulgação, uso dos resultados  e meta-avaliação.

A política de autoavaliação com a identificação dos princípios norteadores e a definição, construção e compreensão do conceito de “qualidade” do PROGRAU terá como base a sua Missão[1] que enfatiza: 1) Identidade e impacto regional – a partir das temáticas estruturais como patrimônio e paisagem cultural, relações cidade sociedade, qualidade do ambiente construído,  inovação e desenvolvimento tecnológico; 2) Meio ambiente e planejamento sustentável; 3) Ações extensionistas e processos participativos; 4) Integração com outras disciplinas (interdisciplinaridade), entre as linhas de pesquisa (inter-áreas) e entre os níveis acadêmicos (graduação e pós-graduação); 5) Cooperação acadêmica nacional e internacional; e 6) Aprimoramento de gestão geral do Programa.

O processo de autoavaliação do Programa será constituído de 2 (duas) etapas:

– a primeira, elaborada pelo grupo responsável pela autoavaliação, toma como referência o quadro geral de avaliação da área de AUD da CAPES, assim como os resultados que o Programa vem obtendo nas avaliações quadrienais, e observa os aspectos peculiares ao programa.

– a segunda, desenvolvida pelo grande grupo (comunidade PROGRAU) interpreta, aprofunda e amplia os resultados da primeira etapa. A segunda etapa tem um caráter mais participativo e de referendum.

3. Objetivos

Objetivo Geral

Implementar o processo de autoavaliação participativo no PROGRAU como um modo de identificar as Oportunidades, Fraquezas, Ameaças e fortalezas (FOFA), possibilitando a melhoria da qualidade acadêmica e o efetivo desenvolvimento do Programa a partir da coerência entre práticas realizadas e sua Missão.

Objetivos específicos

  1. Disseminar no PROGRAU a cultura de autoavaliação e seu caráter pedagógico;
  2. Subsidiar os processos de desenvolvimento, reflexão e revisão do Planejamento Estratégico do PROGRAU;
  3. Estruturar e formalizar os processos de circulação das informações relativas à autoavaliação entre os sujeitos envolvidos;
  4. Criar e adaptar metodologias, instrumentos, indicadores e padrões para utilização nos processos de avaliação interna;
  5. Obter e organizar efetivamente as informações e dados específicos necessários ao desenvolvimento da avaliação;
  6. Contribuir para a efetiva melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como para aquelas que lhes dão suporte;
  7. Elaborar relatórios com base nas informações e dados levantados e nas ações decorrentes, disponibilizando-os ao Programa e à sociedade/comunidade como um todo.

4. Estratégias

  1. a) Desenvolvimento do Projeto de Avaliação;
  2.  b)  Apresentação/Aprovação do Projeto de Avaliação no Colegiado;
  3.  c)  Exposição e discussão com a comunidade acadêmica;
  4. d) Coleta de dados: trabalho com base em 3 grupos temáticos (Programa, Formação e       Impacto na Sociedade). Cada grupo formado por 1 professor e 4 a 5 bolsistas.
  5. e) Reuniões ampliadas de apresentação e análise e discussão dos resultados, envolvendo toda a comunidade do PROGRAU.
  6. f) Desenvolvimento e aplicação de metodologias de participação para análise e diagnóstico de indicadores mais ampliados: Corpo docente, Atuação docente, Perfil discente, Produção discente, Projetos de pesquisa e extensão, Disciplinas, Infraestrutura, Defesas dissertação e teses, Perfil do candidato à seleção do Prograu, Estágios de Pós-doutorado. E, finalmente, uma série de instrumentos de coleta de dados: planilhas, questionários, entrevistas e o método de diagnóstico FOFA que analisa o Ambiente interno – Forças e Fraquezas – e o Ambiente externo – Oportunidades e Ameaças.

Para a coleta de dados serão utilizados as seguintes fontes:

       –     A própria comunidade PROGRAU

Para a sistematização das informações serão utilizados os programas de gerenciamento de dados – Power Bi, ATLAS TI entre outros.

Obs.: instrumentos e métodos devem ser ajustados e/ou ampliados ao longo do processo de implementação da autoavaliação.

A interpretação, aprofundamento e ampliação dos resultados da primeira etapa serão realizados por meio de processos participativos: Diagnóstico Rápido Participativo (DRP),   grupos focais, FOFA, etc.

Em princípio definiu-se que a autoavaliação – mais sistematizada – do Programa ocorrerá a cada dois ano – supondo que um ano será para a coleta de dados e diagnóstico e o segundo ano para a implementação dos resultados.

Obs.: A primeira aplicação deste projeto – que implicava a construção de todos os instrumentos de coleta de dados e somou-se ao processo de reestruturação do programa a partir da implantação do doutorado em 2024 – estendeu-se por três anos. Estamos prevendo que nas próximas implantações do processo de Autoavaliação conseguiremos cumprir o período de dois anos como previsto inicialmente.

5. Recursos

– Capacitações em Planejamento Estratégico proporcionados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação;

– Plataformas institucionais – Cobalto, Plataforma Stela Experta, Repositório Guaica;

– Recursos humanos – Comissão de Planejamento Estratégico, formada especificamente para gerenciar o processo de autoavaliação planejamento; e comunidade acadêmica do Prograu.

– Infraestrutura – espaço físico e equipamento para reuniões, coleta e processamento e sistematização de dados.

6. Equipe de implementação

A Comissão de Autoavaliação/Planejamento Estratégico será constituída pelo coordenador e pelo coordenador adjunto do PROGRAU, por um docente representante de cada Linha de Pesquisa (escolhido entre os pares), por um representante discente (escolhido entre os pares), por um dos funcionários TAEs do programa e por um egresso do Curso. Essa comissão está incumbida de coordenar a aplicação do Projeto de Autoavaliação assim como coordenar o processo de Planejamento Estratégico do PROGRAU.

A comissão ficou assim constituída:

Aline Montagna da Silveira – docente (coordenadora suplente)

Célia Helena Castro Gonsales – docente (coordenadora)

Anderson – representante discente

Cristhian Moreira Brum – docente

Eduardo Grala da Cunha – docente

Luis Antônio dos Santos Franz – docente

Nirce Saffer Medvedovski – docente

Rafaela Bortolini – docente

Renata Silva De Garcia – técnica administrativa

Tássia Borges de Vasconselos – egressa

Obs.: Devido à reformulação das Linhas de Pesquisa a partir da implantação do Doutorado em 2024, no ano de 2025 a Comissão de Autoavaliação/Planejamento Estratégico, será reformulada e a “Ferramenta PROGRAU para Autoavaliação” adaptada a essa nova estrutura do Programa.

7. Formas de divulgação dos resultados

Os resultados das avaliações por temas são apresentados em reuniões para discussão e avaliação.

Com base nos resultados dos indicadores de cada um dos quesitos, se produzirá documento de apresentação dos diagnósticos (Relatório de Autoavaliação), que serão disponibilizados à comunidade acadêmica do PROGRAU.

Após o período de disponibilização dos documentos com os resultados das avaliações, será realizado o Seminário Integrador para discussão dos resultados apresentados, bem como para ajustar e aprovar propostas de ações e metas de melhoria ou manutenção e consolidação dos resultados.

Após a conclusão do processo de autoavaliação, os resultados e documentos ficarão disponibilizados na página do Programa.

8. Proposta de meta avaliação

Os principais indicadores definidos devem ser aferidos continuamente pela Comissão de Autoavaliação, e deverão ser apresentados e discutidos no âmbito do Colegiado do PROGRAU quando necessário.

A meta avaliação terá como base as próprias etapas aqui descritas – preparação, implementação, divulgação, uso dos resultados.

Esta etapa deverá contar com docentes convidados de outros Programas de Pós-graduação em AUD com nota igual ou superior à do PROGRAU.

Este projeto estará assim sujeito à constante revisão e complementação.

Bibliografia

Autoavaliação de Programas de Pós-graduação. Capes, Brasília 2019. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf.

Plano de Desenvolvimento Institucional UFPel (PDI 2022-2026). Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/planejamentoufpel/files/2022/06/PDI-c-Art-21-diag.pdf.

Programa Associado UEM / UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Autoavaliação. Disponível em https://www.uel.br/pos/ppuarqurb_uem_uel/.

Links:

Planilha de autoavaliação

Questionário para egressos

 Questionário para alunos matriculados

Questionário para alunos regulares

 

Translate »