Inteligência Artificial na Criação de Roteiro

Por Josias Pereira

A inteligência artificial invadiu as salas de aula, e se você, professor, não sabe o que é o chat GPT, não se preocupe, seus alunos sabem e já estão utilizando. Agora, o debate não é mais se devemos permitir o chat na escola, mas sim como utilizá-lo de forma educativa. Proibir já sabemos que não funciona, como aconteceu com celulares, YouTube e Google, que os alunos foram proibidos de usar na escola, mas se tornaram os professores principais em casa. No entanto, quando se trata de produção de vídeos estudantis, como podemos utilizar essas inteligências artificiais no processo de criação midiática? Temos algumas sugestões, e a mais simples é criar roteiros com o chat GPT. Sim, ele pode ajudar a criar roteiros.

Reúna os alunos em pequenos grupos e explique o que é o chat GPT e como ele funciona. Caso você não saiba, temos alguns vídeos que podem ajudá-lo (Link dos vídeos) e um livro que fornece substância pedagógica sobre o que é e como usar essa nova ferramenta de forma educativa. (link do Livro)

Sugiro que, após separar os alunos em grupos, peça a eles que criem uma história com começo, meio e fim, seguindo uma estrutura aristotélica. Sem diálogos, apenas escrevendo a história com os personagens. Por exemplo, Suzana é uma adolescente de 13 anos que chega a uma nova escola e sofre bullying. Lá, ela conhece Luiza, uma menina que sente pena dela e a apoia. Luiza incentiva Suzana a enfrentar as meninas que praticaram o bullying, e elas criam um desafio de dança. No final, todos se tornam amigos.

Embora o roteiro não seja perfeito, está dentro do universo simbólico dos alunos. Depois de escrever, pegue esse resumo e peça ao chat GPT para escrever o roteiro. Em seguida, os alunos podem analisar o roteiro e modificar os diálogos. Essa é uma ação simples usando o chat na criação de roteiros.

O Roteiro feito pelo Chat GPT esta neste link – Amizade em Movimento