Orientação geral sobre trancamento de disciplinas
O trancamento de disciplinas não é vedado aos estudantes que recebem auxílios da PRAE, mas pode ter implicações na avaliação de rendimento acadêmico e no prazo de permanência com os auxílios estabelecidos na Resolução COCEPE 25/2021.
Para evitar que o trancamento comprometa a sua permanência com os auxílios, siga as seguintes recomendações:
1 – Evite trancar disciplinas obrigatórias do semestre: Ao deixar de cursar uma disciplina obrigatória do semestre, o seu índice de rendimento acadêmico diminui prejudicando a sua avaliação semestral realizada pela PRAE. Além disso, nos semestres seguintes você poderá ter dificuldade de se matricular nessa mesma disciplina por colisão de horários ou número insuficiente de vagas.
2 – Evite trancar disciplinas que são pré-requisito: Não cursar as disciplinas que são pré-requisito de disciplinas dos semestres seguintes pode gerar atraso na sua conclusão de curso. Não estar aprovada(o) no(s) pré-requisito(s) impede que você consiga se matricular em disciplinas obrigatórias do semestre seguinte que, por sua vez, podem ser pré-requisito de outras. Essa “bola de neve” pode atrasar a sua conclusão de curso e fazer com que você extrapole o prazo regular de permanência com os auxílios, que é o tempo regular do curso acrescido de dois semestre.
3 – Justifique: Se decidir trancar alguma disciplina, registre a sua justificativa junto à PRAE pelo formulário: JUSTIFICATIVA DO TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS (FORMULÁRIO)
Saiba mais: