Publicado edital de seleção para o Programa de Moradia Estudantil (PME)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE divulgou nesta quinta-feira (13) o Edital PRAE 28/22 para seleção de ingresso de estudantes no Programa de Moradia Estudantil (PME).

Para concorrer, o(a) estudante deve comprovar documentalmente Renda Per Capita (RPC) familiar inferior a 1,5 salário mínimo vigente nos três meses anteriores à seleção (julho, agosto e setembro de 2022). A comprovação é feita de maneira declaratória e comprobatória, mediante envio de informações da família e envio de documentos de comprovação de renda.

Estão sendo ofertadas 70 (setenta) vagas para o Programa de Moradia Estudantil (veja normativa aqui).

Para saber se você pode ingressar no programa, basta acessar o Edital PRAE 28/22 e conferir a Listagem de Documentos constante no Anexo I. Depois disso, para cada membro da sua composição familiar, preencha o Anexo II. Por fim, junte todas as rendas do seu grupo familiar na Tabela de Resumo de Rendas da Família e divida pelo número de membros da mesma.

A PRAE destaca que o maior índice de indeferimento nos pedidos se dá por apresentação incompleta de documentos ou omissão de renda. Portanto, é imprescindível que o(a) estudante apresente todos os extratos bancários de todos os membros do núcleo familiar. Deve-se prestar bastante atenção às contas do tipo digital, pois é comum que algumas instituições emitam extrato incompleto, sem a identificação do usuário ou mesmo não emitam extrato mensal. Neste caso, o candidato deve buscar contatar a instituição e exigir a emissão do extrato bancário com antecedência.

Contas digitais ou contas tradicionais sem uso ou contas abertas somente para receber cashback devem, ainda assim, ser informadas para a PRAE e devem ser apresentados os extratos bancários. É fundamental que todas as contas sejam declaradas. A declaração deve ser realizada pelo Anexo VI – Declaração de Autorização de Consulta ao Banco Central ou através da apresentação do Registrato, documento emitido pelo Bacen que lista todos os relacionamentos bancários do cidadão.

A expectativa de divulgação do primeiro resultado é para a primeira semana de dezembro. A PRAE destaca que a agilidade na avaliação depende muito da qualidade dos pedidos. Pedidos completos, com apresentação de todos os extratos e informações sociais (CNIS, CTPS, IRPF e etc.) ajudam na divulgação do resultado inicial, pois este resultado somente é publicado quando todos os pedidos foram analisados. Quanto mais incompleto o pedido chega, mais tempo a PRAE necessita para gerar o resultado inicial.

Dúvidas sobre o processo de seleção podem ser encaminhadas para o atendimento.ufpel.edu.br, para o e-mail da CIB ci.prae.ufpel@gmail.com e para o WhatApp da CIB (https://wa.me/message/YBHKFZXW7263C1).