Edital de Seleção Permanente para benefícios PRAE 2019/2

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informa que lançou o Edital PRAE 11/2019, para seleção de discentes para os Programas de Auxílios PRAE.

O Edital PRAE 11/2019 traz algumas novidades em relação aos editais de seleção anteriores. A maior delas é o período de inscrição: a partir deste edital, o período para inscrição e seleção de beneficiários acontecerá o semestre inteiro, ou seja, desde a publicação do edital até o último dia do ano.

A qualquer momento, sempre que o discente da UFPel necessitar assistência dos programas de auxílio da PRAE, poderá participar do processo de seleção. O procedimento de inscrição continua sendo o mesmo, através do preenchimento de questionário através do Sistema Cobalto.

Uma outra novidade é a análise de documentação pré-entrevista. Por conta disso, o candidato deve providenciar, de antemão, a documentação exigida e entregá-la na sede da PRAE. No ato da entrega, agenda-se a entrevista com Assistente Social do Núcleo de Serviço social, conforme os dias e horários disponibilizados – que são informado ao candidato somente no ato do agendamento. A pré-análise da documentação visa agilizar e direcionar a rotina de entrevista, antecipando comprovações eventualmente em falta na documentação entregue.

Os resultados serão divulgados preliminarmente em duas fases: a fase de parecer parcial, com deferimento ou indeferimento (em caso de indeferimento, cabe recurso) e a fase de parecer parcial pós-recurso, que também resulta em deferimento ou indeferimento (considerando os termos do recurso da fase anterior) e também cabe recurso. Em ambas as fases, o recurso é dirigido ao Assistente Social responsável pela seleção.

A terceira e última fase, nos casos em que houve indeferimento nas duas fases anteriores, é a recursal à Comissão de Assistência e Relações Estudantis, última instância apelativa do processo de seleção. A CARE emite parecer definitivo sobre o pedido e, caso mantenha o indeferimento, torna obrigatório um interstício para nova solicitação.

Em todos os momentos de divulgação de resultados, os pareceres são enviados diretamente ao interessado pelo acesso de usuário do Sistema Cobalto.

A PRAE espera, com este novo procedimento, agilizar a análise dos pedidos de benefícios e atender, a qualquer tempo, os interessados, sem limitação de períodos.

Você que é candidato aos programas de benefícios da PRAE, esteja atento as notificações via Cobalto e planeje-se para entregar sua documentação! (E não esqueça: este texto não substitui as disposições previstas no Edital PRAE 11/2019).

 

Confira o Edital PRAE 11/2019:

https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao_de_integracao_estudantil/editais-de-beneficios/editais-2019/