Clarissa Marques Moreira dos Santos

clafarm.mms@gmail.com
Acessar CV Lattes

Possui graduação em Farmácia com Formação Generalista pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA (2005), mestrado em Química, na área de Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2008), doutorado em Ciências, na área de Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2013). Docente na Universidade Federal de Pelotas, no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) atuando no Curso Superior Bacharelado em Química Forense (2016) e no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPEL. Experiência com ênfase em controle de qualidade de medicamentos, desenvolvimento de metodologias analíticas para amostras de alimentos, biológicas, fármacos e cosméticos. Atuou na avaliação laboratorial e interlaboratorial do projeto de Revisão de Monografias da Farmacopéia Brasileira para a publicação da 5ª edição. Além de experiência em análise de especiação de As, Hg e Sb em amostras de medicamentos, alimentos e fluidos biológicos na avaliação da qualidade quanto à presença de metais tóxicos e biomonitoramento considerando os aspectos de contaminação e toxicidade. Atua em desenvolvimento de metodologias analíticas para análises de medicamentos, alimentos, tecidos e fluidos biológicos com experiência nas seguintes técnicas, cromatografia à líquido de alta eficiência (HPLC), cromatografia à gás (GC), espectrofotometria UV-VIS e Infravermelho, cromatografia à líquido acoplado à espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (LC-ICP-MS), cromatografia à líquido com geração de vapor a frio acoplado a espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (LC-CVG-ICP-MS), injeção em fluxo com geração de vapor a frio com plasma indutivamente acoplado (FI-CVG-ICP-MS), cromatografia à gás acoplado à espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (GC-ICP-MS), espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) e espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS).

O texto acima foi extraído do Currículo Lattes do docente. A Coordenação do PPGQ não se responsabiliza por informações inverídicas ou imprecisão nos dados fornecidos.