Adriana Castro Pinheiro

adrianacastropinheiro@gmail.com
Acessar CV Lattes

Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua como Profa. permanente no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel (PPGQ-UFPel). Orientadora de Mestrado e Doutorado. Graduada em Química pela UFRGS. Atuou como Profa. colaboradora no departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado e Doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS (PPGQ-UFRGS), com período de doutorado sanduíche na Universidade de Rennes I (França). Realizou estágio de Pós-doutorado em Química, no grupo de Catálise Molecular, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e estágio de Pós-doutorado em Biociências no Laboratório de Genética Toxicológica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Possui experiência na área de catálise, química inorgânica medicinal e genética toxicológica. Trabalhou no planejamento, síntese e caracterização de precursores catalíticos aplicados a oligo-polimerização do etileno, biopolímeros, nanocompósitos poliméricos, screening de avaliação toxicológica de candidatos a fármacos. Possui experiência em trabalhos que envolvam equipes interdisciplinares com profissionais das áreas de química, biologia, bioquímica, biotecnologia e farmácia. Desenvolve trabalhos na área de bioinorgânica medicinal, com o planejamento, síntese, caracterização de novos compostos de coordenação e organometálicos, estudos de estabilidade em solução, interação de compostos orgânicos e inorgânicos com biomoléculas, investigação dos seus potenciais farmacológicos e danos ao DNA. Interesse no uso de complexos metálicos em diferentes áreas da medicina e química biológica.

O texto acima foi extraído do Currículo Lattes do docente. A Coordenação do PPGQ não se responsabiliza por informações inverídicas ou imprecisão nos dados fornecidos.