Anderson Schwingel Ribeiro

andersonsch@hotmail.com
Acessar CV Lattes

Professor Associado 4 da Universidade Federal de Pelotas e membro do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA). Possui graduação em Química Bacharelado pela UEM, Mestrado em Química Analítica pela UFSC, Doutorado em Química Analítica pela UNICAMP, Pós-Doutorado em Química Analítica pela UFSC, NRC do Canadá e pela PUC-Rio. Atualmente é Coordenador da Área da Química no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos. Foi Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Química no Rio Grande do Sul de 2020 a 2024 e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química de 2011a 2013. É professor na área de Química Analítica em níveis de Graduação e Pós-Graduação, atuando nas linhas de pesquisa com estudos voltados a análises de alimentos para determinação da concentração total, fração bioacessível e biodisponível de elementos essenciais e potencialmente tóxicos, realizando estudos de preparo de amostras, instrumentação, geração química e fotoquímica de vapor e metrologia química por técnicas de espectrometria atômica (FAAS, GF AAS e MIP OES). Orientou e coorientou 21 Dissertações de Mestrado, 14 Teses de Doutorado, 26 estudantes de Iniciação Científica e 10 trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e supervisionou 4 pós-doutorados. Apresenta um Fator H de 22 e publicou quase uma centena de artigos completos em periódicos.

O texto acima foi extraído do Currículo Lattes do docente. A Coordenação do PPGQ não se responsabiliza por informações inverídicas ou imprecisão nos dados fornecidos.