EM BREVE – PPGE DIVULGA EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES EM REGIME ESPECIAL PARA 2023/2

O Progrma de Pós-Graduação em Educação abrirá 24 vagas para Estudantes em Regime Especial.  A previsão para as inscrições é de 7 a 9 de agosto de 2023 com ingresso a partir de 14 de agosto de 2023.

Em breve o PPGE divulgará o Edital.

 

Abaixo as disciplinas que serão ofertadas:

EMENTAS – DISCIPLINAS 2023/02

 

a) A.: TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM AUTISMO E INCLUSÃO

Dias e Horários: Segunda-feira – 13h30min

Ministrante: Síglia Pimentel Höher Camargo

Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos

Ementa: A disciplina visa introduzir o aluno às tendências de métodos e princípios de pesquisa na área da educação especial, autismo e inclusão. Oferece o aprofundamento dos fundamentos teóricos e práticos de abordagens metodológicas de single case research, compreendendo, nesta perspectiva, as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisa educacionais voltadas para indivíduos com autismo e outras deficiências.

Vagas: 1

 

b) A.: ÉTICA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Dias e Horários: Segunda-feira – 19h

Ministrante: Madalena Klein

Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos

Ementa: O Seminário aborda a ética e pesquisa na Educação. Aproxima-se das atuais discussões relativas à regulamentação da ética e pesquisas nas Ciências Humanas e Socias. Propõe o debate a partir de publicações na área produzidas na última década, colocando em evidência o tema para os pesquisadores em diferentes espaços da educação.

Vagas: 5

 

 

c) A.: HISTÓRIA DA CULTURA ESCRITA: LIVROS, LEITURAS E LEITORES

Dias e Horários: Terça-feira – 08h

Ministrante: Eduardo Arriada

Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos

Ementa: Possibilitar aos alunos o contato com a obra de alguns dos principais autores ligados à História Cultural, como Michel de Certeau, Roger Chartier e Robert Darnton, que subsidiam os trabalhos históricos realizados na área da leitura, do livro e dos impressos em geral. Discutir a perspectiva da História da Cultura Escrita. Conhecer, analisar e debater alguns estudos do campo da história da alfabetização, das práticas de leitura e escrita, dos livros escolares desenvolvidos sob a perspectiva histórica e sociológica. Reconhecer as maneiras de ler e suas transformações; as formas e processos diferenciados de produção, circulação e apropriação de livros e impressos pedagógicos.

Vagas: 5

 

d)A.: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: SOBRE À DIMENSÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA

Dias e Horários: Terça-feira – 17h10min

Ministrante: Georgina Helena Xavier Lima

Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos

Ementa: Sobre o conceito de teoria e as implicações na/da diversidade. A construção da práxis nas perspectivas teóricas de Frantz Fanon e Paulo Freire. Dimensões do conceito de práxis na formação de professores/as. Experiências interculturais e étnico-raciais para a formação docente. Programa Analítico Unidades e Assuntos Nº de Horas Aulas Unidade I -Sobre a Teoria 10 Unidade II – Práxis em Fanon e Práxis em Freire 15 Unidade III – Formação de professores/as nas perspectivas das diversidades de classe, gênero, raça/etnia e religiosa.

Vagas: 3

e) S.A.: DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: GESTÃO, CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCATIVAS

Dias e Horários: Quarta-feira – 14h20min

Ministrante: Maria Cecília Lorea Leite

Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos

Ementa: O Seminário tem como objetivo discutir questões relacionadas à democratização da Educação no contexto atual, tendo como foco principal a análise da gestão educacional, do currículo e das políticas educativas.

Vagas: 5

 

f) SEMINÁRIO AVANÇADO DE FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS

Dias e Horários: Quinta-feira – 13h30min

Ministrante: Marta Nörnberg e Gionara Tauchen (FURG)

Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos

Ementa: Levantamento da produção científica acerca do tema, formação de professores. Demarcação conceitual entre as categorias mais evidenciadas na produção científica brasileira. Histórico e desenvolvimento dos conceitos/categorias relacionados à epistemologia da prática. Disciplina terá enfoque nos estudos sobre docência no Ensino Superior.

Vagas: 5

RESULTADO FINAL DOS PROCESSOS SELETIVOS EDITAL 023/2023 E 024/2023

O Programa de Pós-Graduação em Educação divulga o resultado final dos Processos Seletivos referentes aos Editais 023/2023 e 024/2023 para ingresso no segundo semestre de 2022.

 

RESULTADO FINAL – MESTRADO

RESULTADO FINAL – DOUTORADO

 

Instruções para os/as discentes ingressantes:

  • Aguardem o contato dos/das seus/suas respectivos/as orientadores/as para orientações sobre as disciplinas a serem cursadas e cronogramas de orientações, etc.
  • Baixe  e preencha o formulário de matrícula de acordo com as orientações recebida de seu/sua orientador/a. (o formulário pode ser encontrado no Menu Secretaria – documentos e formulários ou neste link:  Formulário 2 – Matrícula  )  Após preenchimento solicite a assinatura digital do/a seu/sua orientador/a;
  • Os ingressantes que desejam concorrer as bolsas disponibilizadas pelo programa, deverão participar do edital de seleção de bolsistas 01/2023, através de formulário disponível em nosso site até o dia 31 de Julho de 2023.
  • As matrículas serão presenciais – do dia 01 ao dia 04 de Agosto – o agendamento será realizado via e-mail através da secretaria. No dia agendado para matrícula o/a discente deverá apresentar os seguintes documentos originais: cédula de Identidade, CPF, Título de eleitor,  Certidão de Nascimento ou Casamento,  Diploma de Graduação, Diploma de Mestrado  companhado de Histórico Escolar, o Formulário de Matrícula preenchido e assinado pelo/a orientador/a.
  • Para estudantes que estão fora da cidade no período da matrícula,  será feita uma pré- matrícula com envio dos documentos  acima citados, via correios, com autenticação feita em cartório, com a exceção do formulário de matrícula que deve ser assinado via SOUGOV.  O envio dos documentos será condicionado ao contato com a secretaria do Programa realizado previamente.

As aulas do PPGE tem início em 07 de agosto, conforme  Calendário Acadêmico do PPGE

 

PPGE Divulga os nome dos professores aprovados no edital de credenciamento 2023

Os/As docentes aprovados/as no processo de credenciamento PPGE 2023 foram:

 

Linha 1 – Não houve aprovação.

 

Linha 2 -Profª Drª Andrisa Zanella.

 

Linha 3 -Profª Drª Andressa Aita Ivo.

 

Linha 4 – Profª DrªDiana Paula Salomão de Freitas e Profª Drª Lígia Cardoso Carlos.

 

Linha 5 – Profª Drª Caroline Terra de Oliveira e Prof. Dr. Sandro Faccin Bortolazzo.