Contempla estudos e pesquisas sobre a educação, realizados do ponto de vista histórico e filosófico. Trata do conhecimento dos processos educacionais, articulando a contextualização histórica e os pressupostos éticos, políticos, antropológicos epistemológicos.
Docentes Permanentes/Colaboradores:
Eduardo Arriada (Permanente) – Mestrado e doutorado
Fernando Cezar Ripe da Cruz (Permanente) – Mestrado
Giana Lange do Amaral (Permanente) – Mestrado e doutorado
Jovino Pizzi (Permanente) – Mestrado e doutorado
Neiva Afonso Oliveira (Permanente) – Mestrado e doutorado
Patrícia Weiduschadt (Permanente) – Mestrado e doutorado
É composta por pesquisadoras/es com significativa inserção nacional e internacional que, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, privilegiam investigações em contextos educativos escolares e não-escolares sobre: processos de escolarização (ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas); inclusão escolar de estudantes com deficiências; aquisição da linguagem (relações entre conhecimento linguístico e escrita); culturas do escrito (alfabetização, leitura e escrita; letramentos escolares e não-escolares, produção e circulação de livros e arquivos escolares, escritas pessoais); histórias de vida e narrativas (auto)biográficas de formação e do campo do imaginário e das Artes; relações entre educação e de(s)colonialidade do conhecimento (saberes populares, educação popular e educação do campo; mulheres e suas interseccionalidades no campo educativo e no mundo do trabalho).
Docentes Permanentes/Colaboradores:
Ana Ruth Moresco Miranda (Permanente) – Mestrado e doutorado
Andrisa Kemel Zanella (Colaboradora) – Mestrado
Maria Helena Menna Barreto Abrahão (Permanente) – Mestrado e doutorado
Márcia Alves da Silva (Permanente) – Mestrado e doutorado
Siglia Pimentel Hoher Camargo (Permanente) – Mestrado e doutorado
Vânia Grim Thies (Permanente) – Mestrado e doutorado
Desenvolve investigações com foco em currículo, política educacional, política curricular para a formação docente e nos processos de trabalho docente, assim como os processos de profissionalização e suas relações com temas culturais, sociais e econômicos. Incluem-se estudos sobre: 1. Discursos e práticas educacionais e curriculares e as implicações para a formação humana e profissional, 2. Análises de processos de trabalho, das identidades de professores e professoras e suas relações com classe social, gênero, idade e etnia, com implicações para a profissionalização docente, para o ensino, para os currículos e para a pesquisa educacional, 3. Estudos sobre o Estado, políticas e reformas da educação (globais e locais) incidindo sobre as relações entre o público e o privado, padronização curricular, avaliação por resultados e a democracia nos espaços e instituições de educação e 5. Concepções e práticas de gestão educacional e escolar no contexto das transformações sociais e políticas contemporâneas.
Docentes Permanentes/Colaboradores
Álvaro Moreira Hypolito (Permanente) - Mestrado e doutorado
Andressa Aita Ivo (Permanente) – Mestrado e doutorado
Maria Cecilia Lorea Leite (Permanente) – Mestrado e doutorado
Maria de Fátima Cóssio (Permanente)– Mestrado e doutorado
Maria Manuela Alves Garcia (Permanente) – Mestrado e doutorado
Mauro Augusto Burkert Del Pino (Permanente) – Mestrado e doutorado
Mara Rejane Vieira Osório (Colaboradora) – Mestrado e doutorado
Valdelaine da Rosa Mendes (Permanente) – Mestrado e doutorado
Contempla estudos relacionados à formação inicial e continuada de professoras/es da Educação Básica e Educação Superior em contextos presencial e virtual. Aborda as políticas, os processos de ensino, as práticas educativas, os saberes e as trajetórias de professoras/es e suas repercussões no desenvolvimento profissional. Debate a formação docente na perspectiva da ética, estética e diversidade dos sujeitos em seus espaços e tempos.
Docentes Permanentes/Colaboradores:
Diana Paula Salomão de Freitas (Colaboradora) – Mestrado
Georgina Helena Lima Xavier (Permanente) – Mestrado e doutorado
Lígia Cardoso Carlos (Colaboradora) – Mestrado
Maiane Liana Hatschbach Ourique (Permanente)– Mestrado e doutorado
Marta Nörnberg (Permanente) – Mestrado e doutorado
Maria Isabel da Cunha (Permanente) – Mestrado e doutorado
Maristani Polidori Zamperetti (Permanente) – Mestrado e doutorado
Simone Gonçalves da Silva (Permanente) – Mestrado e doutorado
Enfatiza os estudos das memórias, experiências e culturas, narrativas e saberes populares, com enfoque nas identidades e diferenças, a partir de perspectivas decoloniais, estudos culturais pós-críticos, pós-coloniais, insurgentes, subalternos, feministas e da educação ambiental. Prioriza investigações em temas como: minorias sociais, gênero, raça/etnia, sexualidades e outros marcadores sociais, que são centrais na consolidação dos movimentos sociais e das lutas contrárias às desigualdades.
Docentes:
Aline Accorssi – (Permanente) Mestrado e doutorado
Caroline Terra de Oliveira (Colaboradora) – Mestrado
Denise Bussoletti (Permanente) – Mestrado e doutorado
Madalena Klein (Permanente) – Mestrado e doutorado
Marcio Caetano (Permanente) – Mestrado e doutorado
Sandro Faccin Bortolazzo (Colaborador) – Mestrado