Linha de Pesquisa: Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras
Interesses e áreas de pesquisa: Estudos Pós-colonais e Decoloniais; Educação Popular; Psicologia Política; Feminismos e Educação transgressora; Violência de gênero.
Linha de Pesquisa: Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente
Interesses e áreas de pesquisa: Trabalho docente. Políticas Curriculares. Modos de gestão.
Linha de Pesquisa: Narrativas (auto)biográficas, Cultura Escrita, Linguagem e Inclusão
Interesses e áreas de pesquisa: Aquisição da escrita com foco nas relações entre a escrita inicial e o conhecimento linguístico.
Linha de Pesquisa: Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente
Interesses e áreas de pesquisa: Trabalho docente. Currículo. Gestão e Políticas Educacionais
Linha de Pesquisa: Narrativas (auto)biográficas, Cultura Escrita, Linguagem e Inclusão
Interesses e áreas de pesquisa: Imaginário e narrativas (auto)biográficas em convergência com o campo das Artes e Formação de Professores.
Linha de Pesquisa: Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras
Interesses e áreas de pesquisa: Educação Ambiental, trabalho pedagógico e saberes da docência; Educação Ambiental e Educação Popular; Racismo Ambiental; Movimentos sociais, comunidades tradicionais e as lutas por justiça socioambiental; Conflitos socioambientais na contemporaneidade.
Linha de Pesquisa: Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras
Interesses e áreas de pesquisa: Infâncias, Memória, Estéticas Periféricas, Narrativas Populares e Escrita de Pesquisa, Alteridade, Poética e Processos Criativos.
Diana Paula Salomão de Freitas
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas
Interesses e áreas de pesquisa: Formação de professores/as. Docência nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Formação acadêmico-profissional de profissionais da educação. Educação Estético-ambiental. Inovação Pedagógica. Interdisciplinaridade.
Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação
Interesses e áreas de pesquisa: produção de livros didáticos e a relevância dos editores
Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação
Interesses e áreas de pesquisa: História da infância, desdobramentos relativos ao cuidado, assistência e educação em perspectiva ampliada e temporalidades mais recuadas.
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas
Interesses e áreas de pesquisa: Formação de professores/as com enfoque em relações étnico-raciais. Comunidades e povos tradicionais. Políticas afirmativas em educação.
Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação
Interesses e áreas de pesquisa: História da educação gaúcha, modernidade educacional, municipalismo e transnacionalidade (sec. XIX e XX).
Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação
Interesses e áreas de pesquisa: Fundamentos filosóficos e políticas de educação
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas
Interesses e áreas de pesquisa: Formação de professores/as. Ciências Humanas nos anos iniciais da escolarização. Formação Continuada. Teoria e prática pedagógica.
Linha de Pesquisa: Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras
Interesses e áreas de pesquisa: Estudos Culturais e Decoloniais em Educação, com ênfase nos Estudos surdos, currículo, educação e diferença.
Maiane Liana Hatschbach Ourique
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas
Interesses e áreas de pesquisa: Formação de professores/as da infância. Imagens da docência. Narrativas de reconhecimento docente.
Linha de Pesquisa: Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente
Interesses e áreas de pesquisa: Currículo, Política Curricular, Gestão Educacional, com ênfase no tema docências (discursos, identidades, subjetividades)
Linha de Pesquisa: Narrativas (auto)biográficas, Cultura Escrita, Linguagem e Inclusão
Interesses e áreas de pesquisa: Histórias de vida e narrativas (auto)biográficas no campo do feminismo, da educação e do trabalho.
Linha de Pesquisa: Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras
Interesses e áreas de pesquisa: Pesquisas em Educação com ênfases nos Movimentos e Mobilizações Sociais de Gênero e Sexualidade, Pedagogias Culturais, Currículos Praticados, Direitos Humanos, Ativismos Político-Sexuais, Marcadores Sociais de Diferença e Desigualdades.
Linha de Pesquisa: Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente
Interesses e áreas de pesquisa: Políticas Educacionais. Pedagogia Universitária. Pedagogia Jurídica. Currículo. Gestão Educacional.
Linha de Pesquisa: Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente
Interesses e áreas de pesquisa: Parcerias Público-Privadas. Mapeamento das PPPs no Estado do RS, Gestão Democrática da educação e da escola.
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Linha de Pesquisa: Narrativas (auto)biográficas, Cultura Escrita, Linguagem e Inclusão
Interesses e áreas de pesquisa: Formação de professores mediante pesquisa (auto)biográfica.
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas
Interesses e áreas de pesquisa:
Linha de Pesquisa: Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente
Interesses e áreas de pesquisa: Currículo. Formação de Professores: discursos pedagógicos e curriculares na relação com a docência.
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas
Interesses e áreas de pesquisa: estuda e investiga as relações entre pesquisa e ensino nas Artes Visuais e suas repercussões na formação docente inicial e continuada de acadêmicos e professores, propondo interlocuções no campo amplo da Educação e da Arte
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas
Interesses e áreas de pesquisa:Formação de professores. Teoria e prática pedagógica. Processos formativos do professor. Pensamento pedagógico do professor. Ética do cuidado. Práticas de ensino, docência e escola pública. Planejamento, reflexão e registro pedagógicos. Docência nos anos iniciais. Docência e práticas de alfabetização.
Mauro Augusto Burkert Del Pino
Linha de Pesquisa: Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente
Interesses e áreas de pesquisa: Educação e Trabalho. Currículo. Formação Profissional. Política Educacional e Gestão Educacional.
Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação
Interesses e áreas de pesquisa: Paradigmas filosóficos na educação e as relações entre filosofia, literatura e educação.
Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação
Interesses e áreas de pesquisa: Processos educativos e escolarização de grupos étnicos na Serra dos Tapes/ RS (1870-1980): transnacional e etnicidade
Linha de Pesquisa: Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras
Interesses e áreas de pesquisa: Estudos Culturais em Educação; Estudos Foucaultianos e Pós-estruturalistas; Pedagogias Culturais; Cultura Digital; Educação e suas interfaces com aplicativos digitais; Currículo, didática e formação docente na era digital.
Linha de Pesquisa: Narrativas (auto)biográficas, Cultura Escrita, Linguagem e Inclusão
Interesses e áreas de pesquisa: Inclusão escolar de estudantes com Autismo e outras deficiências.
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas
Interesses e áreas de pesquisa: Investiga as políticas educacionais e suas repercussões na formação, no currículo, nas práticas pedagógicas e no trabalho docente.
Linha de Pesquisa: Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente
Interesses e áreas de pesquisa: Política e Gestão Educacional. Privatização da Educação Pública
Linha de Pesquisa: Narrativas (auto)biográficas, Cultura Escrita, Linguagem e Inclusão
Interesses e áreas de pesquisa: História da Educação com ênfase nos Arquivos pessoais e escolares, História da Cultura Escrita; Educação do Campo.
Miriam Steffen Vieira (professora visitante)