Título: Docência em artes visuais: continuidades e descontinuidades na (re) construção da trajetória profissional
Autoria: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Título: Ensaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológica
Autoria: Deonir Luis Kurek
Título: Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela
Autoria: Martinho Kavaya
Título: A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
Autoria: Ursula Rosa da Silva
Título: As segmentações não-convencionais da escrita inicial: uma discussão sobre o ritmo linguístico do português brasileiro e europeu
Autoria: Ana Paula Nobre da Cunha
Título: História da educação no Rio Grande do Sul, maçonaria e igreja anglicana: algumas imbricações, contradições e paradoxos (1901/1970)
Autoria: Berenice Lagos Guedes
Título: Práticas docentes com o ensino da língua espanhola nas séries iniciais
Autoria: Cristina Pureza Duarte Boéssio
Título: O ensino da língua espanhola na educação especial: formação docente e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual
Autoria: Fabiana Lasta Beck
Título: Formação de Professores na Universidade Aberta do Brasil: discursos que governam
Autoria: Mara Rejane Vieira Osório
Título: Livros e leitura na cidade de Pelotas RS no final do século XIX: um estudo através dos jornais pelotenses (1875-1900)
Autoria: Renata Braz Gonçalves
Título: Passeios esquizos: cinema, filosofia, educação
Autoria: Rosana Aparecida Fernandes
Título: As intimações do imaginário e a forma-ação do atorprofessor: cartas sobre a reeducação do sensível
Autoria: Adriano Moraes de Oliveira
Título: A simbólica do espaço escolar: narrativas topoanalíticas
Autoria: Alexandre Vergínio Assunção
Título: Tornar-se professor de psicologia: encontros com o outro
Autoria: Algaides de Marco Rodrigues
Título: Representações de gênero de docentes do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas
Autoria: Carmen Regina Bauer Diniz
Título: “Pascam in Judicio”: a constituição humana na perspectiva católica de D. João Becker no período de 1912 a 1946.
Autoria: Cláudia Regina Costa Pacheco
Título: O Conceito filosófico de natureza como fundamento da Educação Ambiental: uma contribuição para a melhoria da saúde pública
Autoria: Denise Gamio Dias
Título: A constituição do sujeito histórico freiriano: construções da práxis de uma espect-atriz/professora
Autoria: Fabiane Tejada da Silveira
Título: A passagem da educação infantil para o 1º Ano no contexto do Ensino Fundamental de nove anos: um estudo sobre alfabetização, letramento e cultura lúdica
Autoria: Gabriela Medeiros Nogueira
Título: A recontextualização do discurso pedagógico da alfabetização construtivista por alfabetizadoras formadas na FaE/UFPel
Autoria: Gilceane Caetano Porto
Título: PROEJA: um dispositivo da governamentalidade produzindo posições de sujeito
Autoria: Leomar da Costa Eslabão
Título: Pedagogia da alteridade: o ensino como acolhimento ético do outro e condição crítica do saber
Autoria: Marcos Alexandre Alves
Título: Docência a distância no ensino da UAB: identidades ambivalentes
Autoria: Paulo Ricardo Tavares da Silveira
Título: Associação Sul Rio-Grandense de professores: um nicho de desenvolvimento da consciência de classe docente em Pelotas (1929-1979)
Autoria: Sergio Ricardo Pereira Cardoso
Título: As tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica de professores do curso técnico integrado o PROEJA
Autoria: Valdinei Marcolla
Título: A seara das práticas pedagógicas inclusivas com tecnologias: com a palavra as professoras das salas de recursos multifuncionais
Autoria: Claudete da Silva Lima Martins
Título: Entre photos, graphias, imaginários e memórias: a (re) invenção do ser professor
Autoria: Cláudia Mariza Mattos Brandão
Título: Os movimentos de recontextualização da Política Compromisso Todos pela Educação na gestão do Plano de Ações Articuladas (PAR): um Estudo de Caso no município de Pinheiro Machado (RS)
Autoria: Dulce Mari da Silva Voss
Título: O ensino privado em Pelotas na propaganda impressa: séculos XIX, XX, XXI
Autoria: Helena de Araújo Neves
Título: Da escrita acadêmica à biografia educativa da professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do imaginário
Autoria: Irapuã Pacheco Martins
Título: História e Sociologia das Práticas de Leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural
Autoria: Lisiane Sias Manke
Título: Instituições e práticas escolares como representações de modernidade em Pelotas (1910-1930): imagens e imprensa
Autoria: Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Título: Por entre encontros e saberes: a formação docente em diálogo com o “Poder Escolar” e o pensamento freiriano
Autoria: Maria Antonieta Dall’igna
Título: Formação Docente e Autorreflexão: práticas pedagógicas coletivas de si na escola
Autoria: Maristani Polidori Zamperetti
Título: Um estudo sobre o estatuto fonológico dos ditongos variáveis [aj] e [ej] do PB a partir de dados orais e ortográficos produzidos por crianças de séries iniciais
Autoria: Marco Antonio Adamoli
Título: O currículo como produtor de identidade e de diferença: efeitos na fronteira Brasil-Uruguay
Autoria: Regina Celia do Couto
Título: Ensinar a ensinar… Aprender para ensinar! As aprendizagens na formação inicial em Educação Física nas perspectivas das Teorias Histórico-Cultural e da Atividade
Autoria: Renato Siqueira Rochefort
Título: A educação das meninas em Pelotas: a cultura escolar produzida no Internato Confessional Católico do Colégio São José
Autoria: Rita De Cassia Grecco dos Santos
Título: Prova Brasil uma estratégia de governamentalidade
Autoria: Simone Barreto Anadon
Título: Políticas educacionais e políticas de responsabilização: efeitos sobre o trabalho docente, currículo e gestão
Autoria: Andressa Aita Ivo
Título: Escrituras do Corpo Biográfico e suas contribuições para a Educação: um estudo a partir do Imaginário e da Memória
Autoria: Andrisa Kemel Zanella
Título: A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
Autoria: Antônio Mauricio Medeiros Alves
Título: Experiência e conceito : possibilidades formativas da dialética negativa de Theodor W. Adorno
Autoria: Belkis Souza Bandeira
Título: Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vygotski
Autoria: Bento Selau Da Silva Junior
Título: Da escola na zona urbana para a escola do/no campo: os professores em foco
Autoria: Catia Simone Becker Vighi
Título: A escrita no contexto acadêmico: uma abordagem a partir das ideias de L.S Vygotski
Autoria: Clarice Vaz Peres Alves
Título: A Escola de Belas Artes de Pelotas (1949-1973): trajetória institucional e papel na história da arte
Autoria: Clarice Rego Magalhaes
Título: Discursos sobre pedagogias surdas
Autoria: Daniele De Paula Formozo
Título: Do intolerável ao impensável: potências educativas de um cinema cruel
Autoria: Flavia Garcia Guidotti
Título: O valor simbólico da leitura: cartas (auto)biográficas de leitores professores
Autoria: Flavia Griep Mancini
Título: Práticas bem sucedidas de professores de inglês em escolas públicas: sujeitos singulares, possibilidades plurais.
Autoria: Helena Beatriz Mascarenhas De Souza
Título: Novos sentidos das políticas curriculares para a educação profissional no Instituto Federal Sul-rio-grandense
Autoria: Jair Jonko Araujo
Título: Entre licenciatura e bacharelado em Educação Física: reformas no ensino superior e a constituição de identidades dos profissionais de educação física da ESEF/UFPel
Autoria: Leila Cristiane Pinto Finoqueto
Título: Condições de trabalho docente no contexto confessional comunitário mercantilizado: um estudo de caso
Autoria: Maria Laura Brenner De Moraes
Título: Paulo Freire – Compositor de muitos destinos… Tambor de todos os hinos?: um estudo de múltiplos casos de ONGs brasileiras atuantes na educação que se reivindicam freireanas…
Autoria: Michelle Rodrigues Nobrega
Título: Tornando-se Professor Universitário: os primeiros passos na docência
Autoria: Neridiana Fabia Stivanin
Título: O paradigma da colaboração nas políticas públicas para a educação profissional e suas implicações sobre o trabalho docente
Autoria: Paulo Eduardo Grischke
Título: Quando o extravio é crise : emergência e invisibilidade de um novo sujeito na educação jurídica
Autoria: Pedro Moacyr Perez Da Silveira
Título: Docentes de música na educação básica: um estudo sobre identidades profissionais
Autoria: REGIANA BLANK WILLE
Título: Do mal-estar à readaptação: o que causa o adoecimento e o afastamento da função docente.
Autoria: Rita Melania Webler Brand
Título: Os saberes docentes na tutoria em Educação a Distância
Autoria: Thais Philipsen Grutzmann
Título: O autor-criador e o(s) outro(s): a estética da vida na escrita de diários de irmãos agricultores
Autoria: Vania Grim Thies
Título: Jovens e a produção de subjetividades: vidas na festa, vidas na escola
Autoria: Vera Lucia Gainssa Balinhas
Título: Currículo e diferença: cartografia de um corpo travesti
Autoria: Aline Ferraz da Silva
Título: Sistema vocálico do português brasileiro: ortografia e fonologia na escrita infantil
Autoria: Carolina Reis Monteiro
Título: O potencial educativo do Princípio Responsabilidade para pensar a civilização tecnológica: uma proposta jonasiana.
Autoria: Claudia Battestin Dupont
Título: Paulo Freire e Milton Santos: Fundamentos para uma Pedagogia do Espaço
Autoria: Claudete Robalos da Cruz
Título: Narrativas Autobiográficas da Experiência Estética para si e o outro: Memórias em Mosaicos do Projeto Mobilizar-te
Autoria: Denise Aquino Alves Martins
Título: Gênero e diversidade na escola – GDE: investigando narrativas de profissionais da educação sobre diversidade sexual e de gênero no espaço escolar.
Autoria: Fabiane Lopes Teixeira
Título: Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes.
Autoria: Helenara Plaszewski
Título: A relevância da filosofia como disciplina escolar no currículo do ensino médio
Autoria: Jorge da Cunha Dutra
Título: A produção de vídeo estudantil na prática docente: uma forma de ensinar
Autoria: Josias Pereira da Silva
Título: João Simões Lopes Neto, o pensador social e a educação : breve estudo sobre a conferência Educação Cívica
Autoria: Luis Artur Borges Pereira
Título: Marx e Foucault: ideologia como dispositivo biopolítico
Autoria: Kelin Valeirão
Título: A educação das almas: o estudo sistematizado da Doutrina Espírita e a unificação do Movimento Espírita Brasileiro
Autoria: Marcelo Freitas Gil
Título: A política curricular produzida pela escola como contraponto a políticas educacionais contemporâneas.
Autoria: Naile Pinto Iunes
Título: Lésbicas e professoras: modos de viver o gênero na docência
Autoria: Patricia Daniela Maciel
Título: A expressão escrita de acadêmicas de um curso de pedagogia a distância: uma intervenção histórico-cultural
Autoria: Rafael Fonseca de Castro
Título: Relações de poder e controle no currículo do Curso de Direito da FURG
Autoria: Renato Duro Dias
Título: Modos de ler o impresso: múltiplas escritas de leitores de Erico Verissimo capturadas na internet.
Autoria: Roselusia Teresa de Morais Oliveira
Título: Práticas dos professores universitários na UFPel: utilização das TIC no ensino
Autoria: Rozane da Silveira Alves
Título: O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar
Autoria: Silvia Nara Siqueira Pinheiro
Título: A constituição do eu-docente na formação inicial através dos estágios supervisionados
Autoria: Vanessa Caldeira Leite
Título: Recontextualização do currículo do Curso de Enfermagem da UFPel: do texto à prática.
Autoria: Afra Suelene de Souza
Título: Um estudo sobre os erros ortográficos de alunos do ensino médio do IFSUL – Câmpus Pelotas Visconde da Graça (CaVG), à luz do Modelo de Redescrição Representacional (MRR) de Karmiloff-Smith (1994)
Autoria: Cristiane Silveira dos Santos
Título: A educação para um novo princípio de realidade: contribuições da filosofia de Herbert Marcuse.
Autoria: Daltro Lucena Ulguim
Título: Fontes filosóficas da pedagogia de Paulo Freire : a transformação social radical inspirada em Karl Marx como núcleo sintético
Autoria: Dirlei de Azambuja Pereira
Título: A regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes.
Autoria: Franciele Roos da Silva Ilha
Título: Escolas étnicas italianas em Porto Alegre/RS (1877-1938): formação de uma rede escolar e o fascismo
Autoria: Gelson Leonardo Rech
Título: Manifestações da cultura militar no espaço educacional brasileiro na primeira república : o contexto de Pelotas-RS
Autoria: Genivaldo Gonçalves Pinto
Título: Escolas étnicas italianas em Porto Alegre/RS (1877-1938) : a formação de uma rede escolar e o fascismo
Autoria: Gerson Nei Lemos Schulz
Título: A presença da concepção educacional de Condorcet nos primeiros projetos de instrução pública do Brasil independente e sua ausência na legislação aprovada (1822 – 1857)
Autoria: Itamaragiba Chaves Xavier
Título: Narrativas e imaginários de professoras readaptadas : rumo a uma pedagogia da observância
Autoria: José Aparecido Celorio
Título: O ensino da língua estrangeira na educação de surdos: recontextualização dos discursos pedagógicos em práticas de professores de alunos
Autoria: Karina Avila Pereira
Título: Movimentos discursivos na produção de currículo da educação profissional para jovens e adultos no Instituto Federal de Educação Farroupilha.
Autoria: Leticia Ramalho Brittes
Título: Programa de estimulação da consciência fonológica no primeiro ano do ensino fundamental : efeitos sobre a escrita inicial e os erros motivados pela fonologia
Autoria: Liza Gutierrez
Título: Hannah Arendt e Paulo Freire: a Educação e o Compromisso com a Conservação e a Transformação do Mundo.
Autoria: Lizandra Andrade Nascimento
Título: O trabalho coletivo na formação de professores : interações e saberes docentes compartilhados
Autoria: Lourdes Helena Rodrigues dos Santos
Título: Currículo da Escola Ribeirinha na Amazônia e a produção da identidade cultural dos docentes e alunos das classes multisseriadas do Ensino Fundamental.
Autoria: Maria Aparecida Nascimento da Silva
Título: A iniciação à docência de jovens professores na universidade.
Autoria: Nadiane Feldkercher
Título: “Inclusão é uma utopia”: possibilidades e limites para a inclusão nos anos finais do ensino fundamental – intervenção e interpretação a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade
Autoria: Adriane Cenci
Título: Educação escolar brasileira: possibilidades e limites para uma formação de caráter omnilateral.
Autoria: Alexandra Vanessa de Moura Baczinski
Título: Gênero e Docência Masculina: como se constitui o professor homem dos anos iniciais
Autoria: Amelia Teresinha Brum da Cunha
Título: Da educação bancária à educação problematizadora: como as modificações nas estratégias pedagógicas e suas relações com o inacabamento e a autonomia, promovem o aprendizado do educador e da educadora na universidade?
Autoria: Andre Luis Castro de Freitas
Título: Efeitos discursivos da inserção obrigatória da disciplina de Libras em cursos de licenciatura no Brasil
Autoria: Angela Nediane dos Santos
Título: Imaginários Fermentadores nas Rodas de Capoeira Angola do Accara: elementos de uma educação circular.
Autoria: Angelita Hentges
Título: A “Educação para Todos” como perspectiva de superação do Capital como lógica social: análise com base no pensamento dialético de Marx.
Autoria: Antonio Francisco Lopes Dias
Título: A Educação a distância no Brasil e a reconfiguração da identidade do professorado.
Autoria: Barbara Regina Gonçalves Vaz
Título: Uma palavra é o nome de cada coisa: um estudo sobre as percepções de crianças do ciclo de alfabetização acerca da palavra oral e gráfica
Autoria: Carmen Regina Gonçalves Ferreira
Título: Imagética musical: aspectos constitutivos e mecanismos de funcionamento na criação de solos instrumentais.
Autoria: Celio Roberto Eyng
Título: Políticas de expansão e de regulamentação do Ensino Superior Brasileiro e a otimização das Universidades Federais: reverberações na UFPel.
Autoria: Cristiane Hoffmann Moreira
Título: Interações discursivas sobre perfis, mudanças e evoluções conceituais no ensino de ciências.
Autoria: Daniela de Maman
Título: A formação democrática na escola contemporânea: entre duas concepções de socialização política.
Autoria: Dirnei Bonow
Título: Estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas para a formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância.
Autoria: Fabiane Sarmento Oliveira Fruet
Título: A crise socioecológica no labirinto do capital : uma análise das relações entre humanidade e natureza a partir dos conceitos de entropia e sociometabolismo
Autoria: Fernando Bilhalva Vitoria
Título: Trabalho educação e formação humana no MST: tensionando a forma histórica escolar à luz da pedagogia socialista.
Autoria: Franciele Soares dos Santos
Título: As repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais – REUNI no fazer docente de professores universitários.
Autoria: Gabriela Machado Ribeiro
Título: Plano Nacional de Educação (2014-2024): política de formação de professores da educação básica.
Autoria: Gilmar Fiorese
Título: Heróis/Heroínas Surdos/as Brasileiros/as: busca de significados na comunidade surda gaúcha.
Autoria: Gisele Maciel Monteiro Rangel
Título: A recontextualização do ciclo de alfabetização na rede municipal de ensino de Pelotas.
Autoria: Janaina Soares Martins Lapuente
Título: Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores para atuar na Educação a Distância/UAB: desafios e realidades no IFSul.
Autoria: Janete Otte
Título: Guardiãs da memória escolar: a preservação da História da Educação em duas cidades gaúchas nas primeiras décadas do século XXI.
Autoria: Jezuina Kohls Schwanz
Título: Sensibilidade, Trabalho e Formação Humana: o reencontro do ser humano com a natureza, com o outro e consigo mesmo
Autoria: João Henrique Bordin
Título: Economia do conhecimento e educação: a fabricação do sujeito microempresa como modo de existência.
Autoria: Jose Roberto de Oliveira Feijo
Título: Recontextualização do componente curricular anatomia humana: aprendizagem baseada em problemas no curso de Enfermagem da UFPel
Autoria: Mateus Casanova dos Santos
Título: Projeto Principal de Educação da América Latina e Caribe e Projeto Regional para Educação: Repercussões na Política de Avaliação em Larga Escala no Brasil.
Autoria: Sueli Ribeiro Comar
Título: Relações sociais de Reconhecimento Intersubjetivo Virtual na formação de professores a distância.
Autoria: Vanessa dos Santos Nogueira
Título: A Comunicação Pedagógica nos Cursos do PROEJA do IFSUL – Campus Pelotas: a produção dos processos de aprendizagem de estudantes jovens e adultos trabalhadores da construção civil.
Autoria: Beatriz Helena Siqueira Katrein
Título: A formação pedagógica dos professores iniciantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense: intencionalidade, necessidade, ou desinteresse.
Autoria: Carolina Mendonça Fernandes de Barros
Título: Missão de estudos ao Uruguai: mudanças no sistema de ensino do Rio Grande do Sul (1913-1927)
Autoria: Caroline Braga Michel
Título: Escola Sem Partido (ESP) versus Professores Contra o Escola Sem Partido (PCESP): tensões e discurso nas redes sociais.
Autoria: Cristiano Guedes Pinheiro
Título: A emancipação na política curricular do Ensino Fundamental de Mato Grosso.
Autoria: Eucaris Joelma Rodrigues Ferreira
Título: O que o currículo de Letras LIBRAS ensina sobre a literatura surda.
Autoria: Fabiano Souto Rosa
Título: Apagão docente e PIBID: um engajamento estratégico produzindo modos de endereçamento.
Autoria: Gabriel dos Santos Kehler
Título: Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação didático-pedagógica de licenciandos da UFPel.
Autoria: Gerson Rios Leme
Título: O ensino de ofícios na cidade do Rio Grande (1889-1930): uma análise sobre a infância desvalida.
Autoria: Hardalla Santos do Valle
Título: Educação Desordeira: poéticas das infâncias em videoarte.
Autoria: Krischna Silveira Duarte
Título: Narrativas quilombolas: outras histórias e pedagogias.
Autoria: Leandro Haerter
Título: O ensino médio politécnico na região de Rio Grande-RS (2012-2016): análise desde os pressupostos marxianos e histórico-práticos da Politecnia.
Autoria: Leonardo Dorneles Gonçalves
Título: O exercício do filosofar como caminho para a formação humana: uma hermenêutica da obra de Jean-Jacques Rousseau para pensar o Ensino de Filosofia.
Autoria: Leticia Maria Passos Corrêa
Título: Autorregulação da aprendizagem no estágio de Licenciatura em Educação Física: proposta formativa ancorada na pesquisa-ação.
Autoria: Luciana Toaldo Gentilini Avila
Título: Concepções, Tempos e Espaços do Brincar no Primeiro Ano do Ensino Fundamental.
Autoria: Luiz Cesar Teixeira dos Santos
Título: A influência do inspetor-geral no processo de consolidação da instrução pública na província de Matto-Grosso (1834-1880): organização e difusão do ensino
Autoria: Luiza Fagundes Dias
Título: Deutsche Schulen urbanas no Pampa ou o Pampa dentro de Deutsche Schulen? Cultura Escolar Conforme: Collegio Allemão de Pelotas e Collegio Rio Grandense do Rio Grande (1912-1936).
Autoria: Maria Angela Peter da Fonseca
Título: Uma escola municipal de educação infantil como lugar de experiência, comunicação e relações: contribuições para a construção de uma Pedagogia da Infância.
Autoria: Maria Cristina Madeira
Título: Conhecimentos enraizados como ferramenta de luta e resistência camponesa à sociedade da reprodução.
Autoria: Maria da Graça Souza
Título: Hannah Arendt e a crise da modernidade: senso comum e educação.
Autoria: Nei Jairo Fonseca dos Santos Junior
Título: Sobre a dimensão estética do conceito de leitura literária: perspectivas de uma Dialética Negativa.
Autoria: Priscila Monteiro Chaves
Título: Cuidado e Educação: Compreensões construídas em contexto de estágio supervisionado em Educação Infantil.
Autoria: Roseli de Fatima Rech Pilonetto
Título: A interdisciplinaridade em Freire como Práxis de leitura de mundo: uma proposta de educação concebida como formação humana.
Autoria: Sheila de Fátima Mangoli Rocha
Título: A constituição do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos – NUME (1994-2014).
Autoria: Tatiane Vedoin Viero
Título: A instrução da mocidade rio-grandina: o ensino secundário na cidade do Rio Grande/RS (1850-1889).
Autoria: Vanessa Barrozo Teixeira Aquino
Título: Contribuições da Educação Física para a formação humana omnilateral: uma abordagem com base na filosofia social marxiana.
Autoria: Zuleyka da Silva Duarte
Título: As licenciaturas interdisciplinares no cenário nacional: implantação e processo
Autoria: Aline Souza da Luz
Título: Conhecimentos do contexto e estratégias autorregulatórias mobilizadas na resolução de problemas de Matemática por estudantes de uma escola agrícola.
Autoria: Amanda Pranke
Título: Imagens embriagadas: a cruzada das crianças – Barbárie e reencantamento do mundo.
Autoria: Angelita Soares Ribeiro
Título: Educação jurídica no âmbito da transnacionalização das relações humanas: recontextualização curricular do Direito Internacional em cursos de Direito no Brasil
Autoria: Anelize Maximila Corrêa
Título: As parcerias público-privadas na educação profissional: um estudo sobre o Pronatec no município de Pelotas
Autoria: Antonio Cardoso Oliveira
Título: A Luta pelo Reconhecimento Intersubjetivo em Axel Honneth e as Políticas Sociais de Distribuição de Renda: um estudo do Programa Bolsa Família
Autoria: Carline Schröder Arend
Título: A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960)
Autoria: Chris de Azevedo Ramil
Título: Da feitura de si: por um gesto artístico na formação.
Autoria: Daniela da Cruz Schneider
Título: A escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica.
Autoria: Katlen Bohm Grando
Título: Consumo de si nas tramas da Pós-Graduação Stricto Sensu: como os discentes produzem-se nesse contexto?
Autoria: Karine Sefrin Speroni
Título: Processos de uma Experiência de Docência: Ensinando e Aprendendo a ser Professor de Música.
Autoria: Lélia Negrini Diniz
Título: Acento gráfico e prosódico: um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais
Autoria: Luanda Alvariza Gomes Ney
Título: Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática
Autoria: Luciana Martins Teixeira Lindner
Título: A Escola Normal Regional Imaculada Conceição em Pelotas/RS: a atuação da igreja católica e dos poderes públicos (1955-1971)
Autoria: Magda de Abreu Vicente
Título: Memórias e trajetórias de egressas das escolas normais Assis Brasil e São José em Pelotas/RS, no período do governo de Leonel Brizola (1959-1963)
Autoria: Maria Cristina dos Santos Louzada
Título: Redes de Influência em Mato Grosso: o Estado e as Parcerias Público-Privadas e a Reconfiguração da Política Educacional na Rede Estadual de Ensino.
Autoria: Maria Eloisa da Silva
Título: Constituição do professor universitário iniciante no contexto de uma instituição em implantação: envolvimento e responsabilidade individual e institucional
Autoria: Maria Margarete Delaia
Título: Globalização, fronteira e educação: o lugar do livro didático: Estudo comparado entre as cidades fronteiriças Chuí-Brasil e Chuy-Uruguay
Autoria: Odilon Leston Junior
Título: Leopoldo Gotuzzo e a constituição do MALG (1887-1986)
Autoria: Raquel Santos Schwonke
Título: O bilinguismo português/polonês na constituição disposicional e na prática: perfis sociológicos de cinco descendentes de poloneses no município de Dom Feliciano/ RS
Autoria: Rozele Borges Nunes
Título: Governamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação: o discurso do ENEM
Autoria: Simone Gonçalves da Silva
Título: Um Estudo sobre a Leitura e a Escrita no Ciclo de Alfabetização de uma Escola Pública da Cidade de Pelotas – RS
Autoria: Tania Tuchtenhagen Clarindo
Título: Táticas e estratégias: uma desconstrução da noção de indisciplina no cotidiano escolar
Autoria: Vanessa Bugs Gonçalves
Título: Dramaturgia da corporeidade: a pedagogia do evento teatral
Autoria: Vagner de Souza Vargas
Título: Cartas de Libertad em uma primavera rota.
Autoria: Ariel Salvador Roja Fagúndez
Título: Quem é o cientista?: do estatuto científico da linguística teórica e da linguística aplicada.
Autoria: Bianca Alves Lehmann
Título: Os bebês, as crianças bem pequenas e a natureza na educação infantil: achadouros contemporâneos.
Autoria: Carolina Machado Castelli
Título: Invenção e criação: o que pode o design e seu ensino?
Autoria: Cecilia Oliveira Boanova
Título: Os movimentos de participação construídos por e entre bebês e crianças maiores em uma turma de berçário.
Autoria: Daliana Löffler
Título: Cultura Vade Mecum ou da injustiça curricular: uma análise sobre o ensino jurídico brasileiro a partir de imagens da justiça produzidas por estudantes de Graduação em Direito no sul do Brasil.
Autoria: Ernani Santos Schmidt
Título: Edifícios escolares e educação em Pelotas-RS na Primeira República (1889-1930).
Autoria: Estela Maris Reinhardt Piedras
Título: História da Infância: a constituição do sujeito infantil moderno na cultura impressa portuguesa do século XVIII
Autoria: Fernando Cezar Ripe da Cruz
Título: Por uma infância simbólico-cultural: um grupo macrossocial como testemunha simbólica de uma época.
Autoria: Francine Borges Bordin
Título: Descruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda.
Autoria: Helcio Fernandes Barbosa Junior
Título: “Trouxeste a chave?”: a recepção das obras literárias nos diários de leitura de leitores e leitoras adolescentes do Ensino Médio Integrado do IFSul (Pelotas- RS).
Autoria: Jaqueline Thies Da Cruz Koschier
Título: Participação e relações interculturais entre meninas e meninos e suas professoras em contexto escolar.
Autoria: Jeruza da Rosa da Rocha
Título: A docência em escrileituras: cartografia de um estilo animal.
Autoria: Josimara Wilkboldt Schwantz
Título: A estética da existência nos romances de formação: o personagem Zezé, de José Mauro de Vasconcelos.
Autoria: Jordana da Silva Correa
Título: O sujeito da educação : possibilidades formativas da racionalidade (auto)biográfica.
Autoria: Julia Guimaraes Neves
Título: As potencialidades de uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem para a formação docente em Física.
Autoria: Larissa Pires Bilhalba
Título: Contribuições da tecnologia BIM na utilização de estratégias autorregulatórias por estudantes de arquitetura e urbanismo.
Autoria: Luciano de Vasconcellos Correa
Título: “Neoruralismo Pedagógico”: a formação dos trabalhadores do campo proposta pelo Estado brasileiro nas políticas educacionais do período neodesenvolvimentista (2001-2016).
Autoria: Gisela Cruz dos Santos
Título: Percepção e conhecimento linguístico na aquisição da escrita de alunos bilíngues (pomerano/português).
Autoria: Marceli Tessmer Blank
Título: Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online.
Autoria: Marcus Freitas Neves
Título: Interações de professores com as tecnologias móveis e sem fio em contexto de formação continuada.
Autoria: Michele de Almeida Schmidt
Título: A formação nas Licenciaturas em Dança das universidades públicas federais gaúchas pela voz das(os) docentes formadoras(es): O que é que essas(es) “profes” têm?.
Autoria: Monica Correa De Borba Barboza
Título: A prática reflexiva de Donald Schön e a reflexão sobre a prática em Paulo Freire: aproximações e disjunções na perspectiva de uma formação omnilateral.
Autoria: Paulo Eduardo Dias Taddei
Título: Educação, arte e engenharia: processos colaborativos.
Autoria: Reginaldo da Nobrega Tavares
Título: Imagens e discursos sobre violência de gênero à mulher: os corredores de uma Faculdade de Direito como lugar de produção/transformação do currículo.
Autoria: Rita de Araujo Neves
Título: Professores formadores e licenciandos em matemática: o Enatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em uma rede fechada de conversações.
Autoria: Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título: Educação em direitos e defensoria pública: ausências e emergências no cotidiano de atendimento dos casos de família prestado às mulheres nas cidades de Santa Vitória do Palmar/RS e Manaus/AM
Autoria: Arion Escorsin de Godoy
Título: Conhecimentos linguísticos na Educação Infantil: as atividades de sensibilização fonológica como contributo para aquisição do Sistema Notacional Alfabético.
Autoria: Carla Melissa Klock Scalzitti
Título: Cinescrita das salas universitárias de cinema no Brasil.
Autoria: Cíntia Langie Araujo
Título: Estado Gerencial, BNCC e a Escola: o currículo com foco na Educação Escolar Quilombola em uma escola de ensino fundamental em Pelotas/RS.
Autoria: Cristiane Bartz de Ávila
Título: Sentidos do trabalho docente em meio às disputas por um projeto de escola pública: dilemas, desafios, entraves e possibilidades.
Autoria: Deise Ramos da Rocha
Título: Política de formação continuada de professores: identidade e trabalho docente em escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.
Autoria: Edna Coimbra da Silva
Título: “Estudos com os cotidianos” no campo do currículo: as contribuições produzidas pelos pesquisadores brasileiros.
Autoria: Flaviana Demenech
Título: Qualificação docente: a autorregulação da aprendizagem em prol do ensino da escrita de textos.
Autoria: Glediane Saldanha Goetzke da Rosa
Título: A infância desvalida institucionalizada em Pelotas/RS: controle e ordenamento social nas páginas dos periódicos locais – décadas de 1910 a 1940.
Autoria: Jeane dos Santos Caldeira
Título: O papel político do trabalho docente e a justiça social no Instituto Federal Farroupilha em tempos de educação neoliberal.
Autoria: Juliana Mezomo Cantarelli
Título: Políticas LGBT+ em sindicatos de trabalhadoras/es em educação.
Autoria: Luciano Pereira dos Santos
Título: Criar com bandas: ritornelos do bacharelado em música popular da UFPel
Autoria: Marcelo Barros de Borba
Título: A Formação Continuada Docente nas Escolas em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino de São José (SC): uma Educação Integral é possível?.
Autoria: Nadja Regina Sousa Magalhães
Título: Educação em Serviços Penais: significações de uma política curricular em uma Escola de Governo.
Autoria: Stephane Silva de Araújo
Título:A performatividade e o trabalho docente na escola pública: concepções e alguns de seus efeitos.
Autoria: Susana Schneid Scherer
Título: Autorregulação para aprendizagem no campo da performance musical: problematizações e proposições desde a Teoria Social Cognitiva.
Autoria: Veridiana de Lima Gomes Krüger
Título: Formação humana e mediação imperfeita: uma filosofia da educação em Paul Ricoeur.
Autoria: ADRIANE DA SILVA MACHADO MOBBS
Título: Professores(as) de Licenciaturas: a condição de sua profissionalidade docente
Autoria: ALINE QUANDT KLUG
Título: Narrativas dos surdos idosos: subjetividade e vínculos culturais
Autoria: ANA LUIZA PAGANELLI CALDAS
Título: As repercussões da performatividade no trabalho docente em escolas públicas municipais de Vilhena-RO
Autoria: ANA CLAUDIA VENTURIN DA COSTA
Título: Navegando no Imaginário do Oceano Samba: as rodas de samba como microcosmos sociais constituem-se como potencial formador humano?
Autoria: BRUNO BLOIS NUNES
Título: CRIADORES E CRIATURAS: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelada pelo imaginário.
Autoria: CASSIUS ANDRE PRIETTO SOUZA
Título: Racismo, educação e a construção identitária de jovens negras de uma escola municipal de ensino fundamental
Autoria: CATIA SIMONE RIBEIRO BARCELLOS
Título: Desenvolvimento da plataforma APRENDIZagem: programa on-line para promoção de processos e estratégias de autorregulação da aprendizagem em universitários
Autoria: CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA
Título: Por uma educação termiteira: a poética da escrita do barro através da obra de Reinata Sadimba
Autoria: CLEBER JOSE SILVEIRA DA COSTA
Título: Processos de subjetivação a partir da Lei 9.696/98 de regulamentação da profissão de educação física: disputa e constituição de profissionalidades
Autoria: DEBORA AVENDANO DE VASCONCELLOS SINOTI
Título: Muitas histórias são importantes – releituras de vida e tensionamentos epistemológicos
Autoria: ELIANA PETER BRAZ
Título: O campo da educação alimentar e nutricional no espaço escolar e a formação do nutricionista: o que revelam os currículos e a prática pedagógica na universidade?
Autoria: FERNANDA PONS MADRUGA
Título: A literatura infantojuvenil e a filosofia com as crianças: o caso das personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato
Autoria: Kátia Aparecida Poluca Proença
Título: A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004)
Autoria: Lislaine Sirsi Cansi
Título: Práticas de ler, ouvir ler e ouvir contar textos literários na escola: uma história registrada em cadernos de planejamento de professoras das séries/anos iniciais (1962 -2017)
Autoria: Lucas Gonçalves Soares
Título: Desenvolvimento profissional docente no desejo de ser interdisciplinar: emergências dos processos formativos e educativos em contexto de planejamento de professores formadores em EaD
Autoria: Marcia Lorena Saurin Martinez
Título: Formação humana na perspectiva filosófico-literária: uma leitura do romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto
Autoria: Mirela Teresinha Bandeira Silva Moraes
Título: Reforma do Ensino Médio: a Lei 13.415/2017 como outra racionalidade para a educação básica
Autoria: Patrícia de Faria Ferreira
Título: Gestão nas universidades públicas federais: intensidades democráticas em análise
Autoria: Robinson Francino da Costa
Título: “É um mal de amor”: narrativas que forjam uma educação quimbandeira
Autoria: Rodrigo Lemos Soares
Título: A possibilidade da escola de surdos : a defesa da escola para o encontro com o mundo
Autoria: Violeta Porto Moraes
Título: E temos como não escolher o caminho do feminismo!?: experiências de educadoras feministas
Autoria: Adriana Lessa Cardoso
Título: Recontextualização curricular de dois programas de residência em área profissional da saúde – modalidade multiprofissional, vinculados a um hospital de ensino : um estudo sobre a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade
Autoria: Alessandra Rodrigues Moreira de Castro
Título: Os impactos da agenda conservadora na docência no ensino médio: o caso do Câmpus Pelotas – Visconde da Graça – IFSul
Autoria: Alexandra Garcia Mascarenhas
Título: A educação simbólica das bruxas Pongondós (Povo Novo – Rio Grande/RS)
Autoria: Alexandre da Silva Borges
Título: Por um feminismo pirata: cartografias de qualquer mulher no Facebook
Autoria: Ana Paula Freitas Margarites
Título: O esplendor das Rosas na Universidade e na Escola Básica: as (trans)formações prático-teóricas e suas repercussões no desenvolvimento profissional de docentes alfabetizadoras
Autoria: Arita Mendes Duarte
Título: Apelles Porto Alegre (1850-1917): a trajetória de um intelectual mediador
Autoria: Chéli Nunes Meira
Título: Práticas tridimensionais como foco de interesse: propiciando a aprendizagem de geometria por meio de atividades artísticas
Autoria: Cleandro Stevão Tombini
Título: O acesso ao ensino superior e o SiSU: as implicações dos perfis dos estudantes no ingresso, na permanência e na qualidade da formação
Autoria: Darlise Nunes Ferreira
Título: A Geografia em livros didáticos no estado do Rio Grande do Sul (1900 – 1980)
Autoria: Dione Dutra Lihtnov
Título: Condições de resiliência na docência universitária: tessituras entre a formação e a história de vida
Autoria: Douglas Ortiz Hamermüller
Título: As repercussões do Grupo Movimento Pensante na construção do “ser educadora” da educação infantil
Autoria: Elisete Mallmann
Título: Inventando docências para a creche no curso de pedagogia da FURG
Autoria: Eleonora das Neves Simões
Título: Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais
Autoria: Fabiana Lopes de Souza
Título: A pedagogia do fuxico: saberes e vivências de um Griô Aprendiz ao ritmo de Sirley Amaro
Autoria: Felipe da Silva Martins
Título: Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas
Autoria: Flávia Marchi Nascimento
Título: DO INSULAR AO PENINSULAR: PROCESSOS EDUCATIVOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
Autoria: IGOR RADTKE BEDERODE
Título: O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
Autoria: Igor Mendes Krüger
Título: Cuidado científico em educação: autoridade, responsabilidade e profissionalidade docente
Autoria: Igor Daniel Martins Pereira
Título: O estudo de impressos estudantis em História da Educação: uma abordagem a partir do impresso estudantil ‘O GAÚCHO’ (1953-1955)
Autoria: Jaqueline de Gaspari Piotrowski
Título:Formação continuada de professores do ensino médio: uma construção coletiva
Autoria: Joice Mirapalhete Fabra
Título: A formação docente nas políticas curriculares de educação infantil: disputas por hegemonia (2009-2019)
Autoria: Juliana Diniz Gutierres Borges
Título: Programas de Pós-Graduação na área das Ciências Biológicas: problematizando o espaço e o lugar da formação e do pensar para e sobre a docência universitária
Autoria: Juliana Bittencourt Garcia
Título: A literatura infantojuvenil e a filosofia com as crianças: o caso das personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato
Autoria: KATIA APARECIDA POLUCA PROENCA
Título:União rio-grandina de estudantes secundários (URES) como agente de interação social entre secundaristas e a sociedade (1953- 1979)
Autoria: Karin Christine Schwarzbold
Título: O estágio obrigatório na pedagogia a distância: caminhos e horizontes formativos das universidades federais do Rio Grande do Sul
Autoria: Lilian Lorenzato Rodriguez
Título: A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004)
Autoria: LISLAINE SIRSI CANSI
Título: Práticas de ler, ouvir ler e ouvir contar textos literários na escola: uma história registrada em cadernos de planejamento de professoras das séries/anos iniciais (1962 -2017)
Autoria: LUCAS GONCALVES SOARES
Título: Estudo sobre os erros (orto)gráficos e os resultados de testes de leitura (TCLPP) e consciência fonológica (CONFIAS) em dados de crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
Autoria: Luciana Patricia Schumacher Eidelwein
Título: Desenvolvimento profissional docente no desejo de ser interdisciplinar: emergências dos processos formativos e educativos em contexto de planejamento de professores formadores em EaD
Autoria: MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ
Título: A educação social Pestalozziana e o Programa Mais Educação
Autoria: Mara Lucia Teixeira Brum
Título: A NOÇÃO DE SUJEITO DE SOCIABILIDADE EM GEORGE HERBERT MEAD: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA RELEITURA ÉTNICO-CULTURAL DO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Autoria: MARIBEL DA ROSA ANDRADE
Título: Formação humana na perspectiva filosófico-literária: uma leitura do romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto
Autoria: MIRELA TERESINHA BANDEIRA SILVA MORAES
Título: A Educação Física no Ensino Médio Integrado: um desafio para articulação à formação humana integral
Autoria: Natália Silveira Antunes
Título: Reforma do Ensino Médio: a Lei 13.415/2017 como outra racionalidade para a educação básica
Autoria: PATRICIA DE FARIA FERREIRA
Título: A formação inicial de professores para educação profissional e tecnológica: o curso de formação pedagógica para graduados não licenciados do iIFSul, campus Pelotas
Autoria: Patrícia Porto Ramos
Título: “Una Società senza scuola è come un corpo senz’anima”: As escolas italianas vinculadas às sociedades de mútuo socorro em Pelotas/RS (1872-1938)
Autoria: RENATA BRIAO DE CASTRO
Título: Gestão nas universidades públicas federais: intensidades democráticas em análise
Autoria: ROBINSON FRANCINO DA COSTA
Título: “É um mal de amor”: narrativas que forjam uma educação quimbandeira
Autoria: RODRIGO LEMOS SOARES
Título:Cultura institucional corresponsável e democrática: a universidade como lugar para o exercício de uma ética institucional
Autoria: Valéria Fontoura Nunes
Título: As redes “socioíntero-comunicacionais” no ensino remoto emergencial: uma netnografia sobre as redes sociais na educação durante a pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil
Autoria: Valdirene Hessler Bredow
Título: A possibilidade da escola de surdos : a defesa da escola para o encontro com o mundo
Autoria: VIOLETA PORTO MORAES
Título: Os fundamentos ontológicos do pensamento pedagógico de Paulo Freire
Autoria: Alexandre Reinaldo Protásio
Título: Teorização do estudar e epistemologia social como potencialidade da educação: a práxis pedagógica perpassa a autobiografia
Autoria: Álvaro Veiga Júnior
Título: Ofélia: história de vida de uma educadora na construção da primeira escola ginasial, pública e estadual em Tianguá, Ceará
Autoria: Antônia Nilene Portela de Sousa
Título: Plano Educacional Individualizado e tecnologia: contribuições na práxis educacional para a inclusão de alunos com autismo
Autoria: Daniel da Silva Costa
Título: Contribuições teóricas e vivenciais de mulheres negras para a formação em psicologia na Universidade Federal do Rio Grande
Autoria: Diônvera Coelho da Silva
Título: Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema
Autoria: lsadora Ebersol
Título: O potencial inovador de ações extensionistas refletido nas práticas docentes de cursos de graduação da UVA-CE: o caso das Ligas Acadêmicas
Autoria: Jônia Tírcia Parente Jardim Albuquerque
Título: A educação pela pedra: Jericoacoara, memória e narração
Autoria: José Osmar Fonteles
Título: Narrativas de mulheres sobre o processo de feminilização na educação profissional e tecnológica: avanços e permanências nas relações de gênero em uma perspectiva interseccional
Autoria: Letícia Mossate Jobim
Título: Formação para o mundo do trabalho no século XXI: relações entre teorias curriculares, nova gestão pública e transformações na educação superior
Autoria: Lia Cristiane Lima Hallwass
Título: Tese-crônica: uma prática de imaginação e escrita feminista latino-americana
Autoria: Livian Lino Netto
Título: Contribuições da produção de vídeos didáticos de trigonometria para a formação de professores de matemática
Autoria: Márcio Nascimento da Silva
Título: Apropriação de professores-leitores do impresso O Amigo das Crianças utilizado nas escolas dominicais no contexto luterano em Pelotas/RS (1960-1990)
Autoria: Marcio Nilander Avila Barreto
Título:O Programa de pesquisa de Lakatos e sua contribuição para a formação docente: fundamentos para o núcleo estruturante da interculturalidade triangular
Autoria: Richéle Timm dos Passos da Silva
Título: A aula vazia: experiências de ensino de artes visuais em espaços acadêmicos
Autoria: Sabina Vallarino Sebasti
Título: A docência como artesania: por um pensar e agir hermenêutico
Autoria: Sílvia Nilcéia Gonçalves
Título: Sonhos e escrita de pesquisa: por uma pedagogia da trama
Autoria: Tatiani Müller Kohls