Programa de Pós-Graduação em Educação | PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oferece, atualmente, os Curso de Mestrado e Doutorado.
O Curso de Mestrado foi criado em 1994, a partir de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua criação foi a consolidação de uma expressiva trajetória da Faculdade de Educação e da UFPel no compromisso com a construção de uma sociedade democrática e com a qualificação da educação pública e popular em todos os níveis de ensino.
O Curso de Doutorado, como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem como objetivo central a formação de pesquisadores com vistas à qualificação de pesquisas comprometidas com uma educação pública, gratuita e de qualidade social, dando continuidade ao compromisso político-pedagógico já existente tanto no Curso de Mestrado como nos demais cursos de Graduação e Especialização da Faculdade de Educação.
A Faculdade de Educação (FaE) tem se destacado como ponto de referência na formação de novos pesquisadores e nos debates educacionais, especialmente na região sul. Sua atuação tem se expandido significativamente no cenário educacional local, participando ativamente de debates e na formulação de políticas educacionais em parceria com Prefeituras da microrregião, Sindicatos Docentes e diversos movimentos sociais ligados à educação. Nosso objetivo, a curto e médio prazo, é expandir organicamente nossos Grupos de Pesquisa e aumentar nossa produção científica.
Atualmente o PPGE conta com um corpo de docentes da própria UFPel que, além de dar sustentação às atividades fundamentais dos Curso de Mestrado e Doutorado, vem ampliando e consolidando sua produção em diferentes instâncias da sociedade.

Apresentação do programa