EM BREVE – PPGE DIVULGA EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES EM REGIME ESPECIAL PARA 2023/2
O Progrma de Pós-Graduação em Educação abrirá 24 vagas para Estudantes em Regime Especial. A previsão para as inscrições é de 7 a 9 de agosto de 2023 com ingresso a partir de 14 de agosto de 2023.
Em breve o PPGE divulgará o Edital.
Abaixo as disciplinas que serão ofertadas:
EMENTAS – DISCIPLINAS 2023/02
a) A.: TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM AUTISMO E INCLUSÃO
Dias e Horários: Segunda-feira – 13h30min
Ministrante: Síglia Pimentel Höher Camargo
Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos
Ementa: A disciplina visa introduzir o aluno às tendências de métodos e princípios de pesquisa na área da educação especial, autismo e inclusão. Oferece o aprofundamento dos fundamentos teóricos e práticos de abordagens metodológicas de single case research, compreendendo, nesta perspectiva, as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisa educacionais voltadas para indivíduos com autismo e outras deficiências.
Vagas: 1
b) A.: ÉTICA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Dias e Horários: Segunda-feira – 19h
Ministrante: Madalena Klein
Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos
Ementa: O Seminário aborda a ética e pesquisa na Educação. Aproxima-se das atuais discussões relativas à regulamentação da ética e pesquisas nas Ciências Humanas e Socias. Propõe o debate a partir de publicações na área produzidas na última década, colocando em evidência o tema para os pesquisadores em diferentes espaços da educação.
Vagas: 5
c) A.: HISTÓRIA DA CULTURA ESCRITA: LIVROS, LEITURAS E LEITORES
Dias e Horários: Terça-feira – 08h
Ministrante: Eduardo Arriada
Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos
Ementa: Possibilitar aos alunos o contato com a obra de alguns dos principais autores ligados à História Cultural, como Michel de Certeau, Roger Chartier e Robert Darnton, que subsidiam os trabalhos históricos realizados na área da leitura, do livro e dos impressos em geral. Discutir a perspectiva da História da Cultura Escrita. Conhecer, analisar e debater alguns estudos do campo da história da alfabetização, das práticas de leitura e escrita, dos livros escolares desenvolvidos sob a perspectiva histórica e sociológica. Reconhecer as maneiras de ler e suas transformações; as formas e processos diferenciados de produção, circulação e apropriação de livros e impressos pedagógicos.
Vagas: 5
d)A.: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: SOBRE À DIMENSÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA
Dias e Horários: Terça-feira – 17h10min
Ministrante: Georgina Helena Xavier Lima
Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos
Ementa: Sobre o conceito de teoria e as implicações na/da diversidade. A construção da práxis nas perspectivas teóricas de Frantz Fanon e Paulo Freire. Dimensões do conceito de práxis na formação de professores/as. Experiências interculturais e étnico-raciais para a formação docente. Programa Analítico Unidades e Assuntos Nº de Horas Aulas Unidade I -Sobre a Teoria 10 Unidade II – Práxis em Fanon e Práxis em Freire 15 Unidade III – Formação de professores/as nas perspectivas das diversidades de classe, gênero, raça/etnia e religiosa.
Vagas: 3
e) S.A.: DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: GESTÃO, CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCATIVAS
Dias e Horários: Quarta-feira – 14h20min
Ministrante: Maria Cecília Lorea Leite
Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos
Ementa: O Seminário tem como objetivo discutir questões relacionadas à democratização da Educação no contexto atual, tendo como foco principal a análise da gestão educacional, do currículo e das políticas educativas.
Vagas: 5
f) SEMINÁRIO AVANÇADO DE FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS
Dias e Horários: Quinta-feira – 13h30min
Ministrante: Marta Nörnberg e Gionara Tauchen (FURG)
Carga Horária/Créditos: 51h / 03 créditos
Ementa: Levantamento da produção científica acerca do tema, formação de professores. Demarcação conceitual entre as categorias mais evidenciadas na produção científica brasileira. Histórico e desenvolvimento dos conceitos/categorias relacionados à epistemologia da prática. Disciplina terá enfoque nos estudos sobre docência no Ensino Superior.
Vagas: 5